quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Lopes e a dureza...

Fez ontem, 25 anos que o Carlos Lopes ganhou a primeira medalha de ouro para Portugal em Los Angeles 84. Ontem no blogue do meu irmão foram aparecendo várias referências ao feito, mas deixo a qui a última que faz juz imagem que sempre tive do sr. Lopes - dureza!!!... quer por relatos do meu primeiro treinador (Jose Silvestre) antigo colega de treinos no Sporting, quer por algumas conversas "ao vivo" em que ia apanhando alguns comentários e depois pelas suas declarações aos media ao longo destes anos, que muitas vezes eram mal interpretadas... mas isto quando ainda havia atletas da têmpera dos Castro, Regalo, Pinto, Pinheiro, Matias, Henriques... Hoje creio que já não vale a pena... a diferença é muita...

Aqui fica: Carlos Lopes dixit:

"(...) posso-lhe dizer que para preparar a maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, entre Outubro de 83 e Agosto de 84, fiz cerca de 12 mil kms. E se aliar a isto uma velocidade constante de 20kms/hora, então pense bem naquilo que passei...E como lhe disse, preparei essa maratona em dois anos e meio. Parte dessa preparação foi feita aqui no concelho de Torres Vedras, partia da Silveira, passava por Torres Vedras e terminava na minha casa, na Coutada. Eram 37 kms que cheguei a fazer em 1h58min. Repare na velocidade que eu imprimia nos treinos...Do choupal até à minha casa, que eram precisamente 10 kms, demorava 29 minutos. E treinava das 11h às 13h, apanhava horas de calor, com 35 graus, com o alcatrão quase a derreter. Mas tinha que ser feito assim porque contava apanhar 35 graus em Los Angeles. (...)"

extraído do Boletim e Agenda Municipal de Torres Vedras - Agosto 2009

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
joaquim adelino disse...

Pois é Pedro, hoje já não há atletas com essa estirpe, ou melhor, que se submetam a passar tantos sacrifícios por uma causa.
Mas o Lopes é único, mas vamos alimentando a esperança de um dia aparecer mais um referência que nos permita ir alimentando o sonho de voltar a ter momentos de glória nesta mítica prova da Maratona através de atletas portugueses.
Obrigado pelas dicas e aceito a sugestão dos treinos para a Maratona.
Abraço.