segunda-feira, 19 de outubro de 2009

“Charles Spedding: From last to first”

Esta biografia, do medalha de bronze em Los Angeles 84 e ainda recordista inglês da maratona, foi uma sugestão do Mzungo aqui há umas semanas e que mandei vir pela Amazon. Este livro conta a história de um homem normal sem demasiado talento, mas que através do trabalho e de saber o que queria, porque é que queria e quanto o queria…soube que se no dia certo estivesse num pico de forma e inspirado poderia ganhar aos mais talentosos.

Ao ler a sua vida, fui levado ao atletismo dos meus tempos de menino, onde se vibrava com as façanhas do Lopes, Mamede e Leitão e onde mais que dinheiro e fama os atletas trabalhavam em conjunto para evoluir e… competiam nas mais diversas distâncias e pisos, em grandes despiques!

Para quem é interessado nestas coisas do treino, principalmente na maratona, o autor sem dar receitas, faz um relato da sua preparação (ele foi sempre um autodidacta) e tece considerações muito interessantes sobre metodologia de treino.

Enfim a vida de um “average guy” que por acaso até foi terceiro em LA84 e sexto em Seoul88, além de ter sido o último inglês a ganhar a maratona de Londres. Recomendo!!!

1 comentário:

NS disse...

Afinal depois do Charles Speeding ainda houve mais dois britanicos a ganhar a maratona de Londres: Steve Jones, em 1985, no ano a seguir ao Charles Speeding. Ok não é inglês, é galês, mas em 1993 ganhou o Eamonn Martin.