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terça-feira, 17 de julho de 2007

Porquê o Ironman?

Quando se pesa perto de 100kg, quando se é um comedor compulsivo, quando se pasa 3-4 horas diarias a conduzir, quando as análises revelam um colesterol elevado... está na altura de fazer qualquer coisa que nos ponha de novo no bom caminho. No meu caso as dietas estão fora de questão e não é facil mudar de vida profissional, por isso a solução passou por fazer exercício físico.
O mais aconselhavel seria com certeza a prática de uma actividade aeróbia que permitisse uma melhoria do sistema cardiovascular e a redução de algum peso, ou seja umas corridinhas ao fim do dia... Em 2005 tentei fazer isto e como não sou capaz de fazer exercício físico sem ter um objectivo defenido, coloquei a minha meta em treinar para correr uma maratona. no entanto os resultados não foram os esperados: com 4-5 treinos semanais durante 4 meses passei de um peso corporal de 101kg para 98kg (com bastante menos volume e mais massa muscular do que no início) e consegui terminar em 4h02´, só que durante este período tive algumas lesões musculares, constipações e algumas fases de saturação que combatia com uns treinos de BTT.
Após voltar à vida normal e ao "peso normal" tornou-se difícil arranjar um objectivo aliciante e só possivel a médio longo prazo de forma a que minha actividade física fosse não só regular mas também tivesse um carácter permanente. Assim optei por aquela que me pareceu a modalidade que mais previligia a resistência aeróbia e que ao mesmo tempo se torna menos monótona no seu treino: o triatlo longo, onde as provas Ironman são o ultimo desafio!
É importante realçar, que mais que tudo, o importante é ter uma prática desportiva de baixa intensidade e grande volume, que não massacre demasiado tendões e cartilagens e nos ajude a combater o sedentarismo e acima de tudo o STRESS!!! Se lhe quisermos dar um nome mais fashion: treino para o Ironman ou adaptado ao meu caso RUSTMAN IN TRAINING!!!