domingo, 29 de junho de 2008

Homem de Ferro 2008

Boas,

Este domingo lá fui a Abrantes fazer o meu terceiro triatlo, o Homem de Ferro 2008, na distância de Half Ironman (em teoria, porque na prática foram 81km para o ciclismo e 19km para a corrida!).

A prova correu bem até à corrida, na natação apostei na respiração unilateral e pelo menos achei que rendeu mais do que quando nado com respiração bilateral (nem squer sei se estes termos são correctos, mas fica a intenção…), como o cronometro deu o berro durante esta fase, fiquei sem saber o tempo, quer da natação quer da corrida. Quanto ao ciclismo correu melhor do que esperava, pois apesar de um troço com o alcatrão miserável e algumas ondulações que a mim nada me favorecem, deu para acabar com média de 30,8km/h (record pessoal)!

Comecei a corrida animado, a achar que apesar do calor era ali que ia fazer a diferença e subir na classificação, só que… logo na primeira de cinco voltas, numa das subidas, a minha “contractura de estimação” apareceu e depois de me agarrar ao gémeo esquerdo e pensar em desistir, lá fui a andar toda a subida e a coisa fez-se, mas sempre a um ritmo suave para tentar chegar ao fim ( é claro que esta primeira subida foi feita a andar em todas as voltas) o que consegui sem problemas de maior.

Como não havia (ou pelo menos eu não dei conta) cronómetro oficial não faço a mínima ideia do tempo que fiz, algures entre as 4h50´ e as 5h 10´.

Aqui fica o link para a página da organização, que diga-se de passagem me pareceu apesar da boa vontade deles e minha!... bastante “fraquinha"! Mas isto, tendo em conta que na minha experiência só constam 3 provas deste tipo.

Saudações desportivas e aqui fica o resumo da semana quanto a treinos.


Segunda: 50´natação
Terça: 20´ cc. + 10x 200m
Quarta: 45´natação
Quinta: 25´cc
Sexta: descanso
Sábado: descanso
Domingo: Homem de Ferro (1/2 ironman)

1 comentário:

Unknown disse...

Unilateral e Bilateral, termos correctíssimos. A respiração bilateral é mais usada para controlar os adversários e por vezes para controlar a direcção ou haver maior equilíbrio. Contudo a unilateral pode ter sido a priveligiada na aprendizagem, fazendo desta forma mais sentido, uma vez que ao introduzir tardiamente a bilateral, esta passa a ser mais uma preocupação, podendo prejudicar a técnica de nado, deve adoptar-se a que nos deixe mais confortáveis e assim concentrarmo-nos mais no essencial.