sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Reforço muscular

Numa altura em que os objectivos já escasseiam e que a temperatura é limitante, há que pensar no reforço muscular. Na maratona do Porto, senti que me falta resistência muscular, a nível abdominal e dorsal é melhor nem falar!... Assim decidi que este Inverno por muito que não me apeteça, tenho de trabalhar a parte muscular e vou optar pelos treinos em circuitos, que experimentei com o Noberman, num TAM (treino até à morte) que fizemos num sábado aqui há uns meses e que deixou boas sensações.

Aqui fica um vídeo que vai mais ou menos nessa onda!

One-Piece
Enviado por nico60390



Quem quiser saber mais sobre este ginásio tão particular, clique aqui

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

I´m yours.

Será que vale a pena a vidinha que levas?...



"...I've been spending way too long checking my tongue in the mirror
And bending over backwards just to try to see it clearer
But my breath fogged up the glass
And so I drew a new face and laughed
I guess what I'm be saying is there ain't no better reason
To rid yourself of vanity and just go with the seasons
It's what we aim to do
Our name is our virtue..."

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Batalha de almofadas!

O meu amigo Pedro Teixeira, em tempos conhecido como o queniano de Belas, informou-me desta iniciativa, que pelo seu cariz de "combíbio" aqui vos dou a conhecer, caros visitantes.

Está agendada para Sábado, dia 1 de Novembro às 17:00, na Alameda Afonso Henriques em Lisboa, uma batalha de almofadas que espelha as que se fazem em outras partes do mundo.

O campo de batalha será o relvado à frente da Fonte Luminosa. Toda a gente pode aparecer e participar desde que cumpra um conjunto de regras:

1- Fala do Pillow Fight Club

2- Traz a almofada dentro de um saco grande, ou de lixo.

3- A batalha começa às 17 em ponto, NÃO antes. Deves chegar um pouco antes, e vaguear pelo resto da Alameda. Só às 17:00 corres para o ponto designado e tiras a almofada do saco.

4- Se uma pessoa protestar, ou não tiver almofada, não podes lutar com ela.

5- É proibido lutar com outros objectos que não almofadas, introduzir coisas pesadas dentro das almofadas, ou usar violência.

6- São proibidas manifestações políticas ou ideológicas.

7- A batalha continua até acabar.

8- Quando acalmar, vê se há alguma almofada que não tenha sobrevivido. Faz-lhe um funeral no mar com honras de estado, ou pega nela e mete no lixo.

9- Se houver comunicação social presente, a resposta oficial a qualquer pergunta é "Vim agora do IKEA, fui lá comprar almofadas. Saí aqui na Alameda e de repente apanharam-me no meio disto."
(Podem substituir por Moviflor, Habitat, Casa das Sandes, o que quiserem. O importante é fingirem-se de despercebidos e não irem no jogo dos jornalistas.)

O ponto para onde deves ir quando forem 17:00 é a parte da frente do relvado, mesmo em frente à fonte. A batalha decorre apenas em cima do relvado.
Se trouxeres uma câmara e capturares imagens ou vídeo da batalha a decorrer, envia os links para este blog.

Traz uma t-shirt de uma cor primária (amarelo, vermelho, azul, verde). Se tiveres uma almofada extra, podes trazer; alguém de certeza se vai esquecer.


Participem e passem a informação.

domingo, 26 de outubro de 2008

Maratona: desporto de equipa

A mais solitária das disciplinas do atletismo, também pode ser um desporto de equipa, pelo menos ao nível dos populares. Se hoje cheguei ao fim da maratona do Porto, melhorando o meu recorde para menos de 3h30´ devo-o ao Mouse e o Bri .

Cinco da manhã e eis que estes “g`anda malucos” chegam à minha porta, para o primeiro desafio do dia, viagem até ao Porto, com uma notícia simpática logo aquela hora, o Leixões tinha dado três ao FCP! A viajem correu sem problemas, discutindo as mais modernas metodologias de treino (parte do Mouse) em comparação com o treino do tempo da outra senhora ( a minha parte) e rapidamente chegámos à Invicta, que nos aguardava com uns simpáticos 7ºC. Com este cenário não me restou mais alternativa do que fazer um aquecimento rápido já muito próximo da partida (de calças de ganga e casaco da quebramar!).

Dada a partida as sensações foram as melhores, pela primeira vez experimentei um destes adesivos que permitem respirar melhor e eu que tenho septo desviado, nunca na minha vida tinha respirado tão bem. Assim foi com um ritmo cardíaco baixíssimo que aos 5km, aos 10km e aos 15km ia com média de 4´25´´/km (o Mouse emprestou-me o seu Garmin e assim fui tendo um controlo total dos acontecimentos). Aos 20km a coisa continuava de maravilha, com as pernas um pouco carregadas mas com uma facilidade de caixa que me deixava bastante confiante. O problema veio dois ou três kms depois, com a minha rigidez muscular (chamemos-lhe assim à falta de resistência muscular e à propensão que eu tenho para contracturas) a passar factura, de tal forma que aos 25km decidi parar e hidratar-me convenientemente (isto apesar de ter bebido em todos os abastecimentos desde a partida e de aos 10km e cada 5km subsequentes ter ingerido um gel energético, 6 no total), digamos que foi o princípio do fim dai até aos 34km só pensava em desistir uma vez que de ir a 4´20´´- 4´40´´ /km já não baixava de 6´/km (o meu amigo Sandokan que aos 26km levava uns 2 ou três km de atraso, passou-me nesta altura, parecia um keniano), foi aqui que entraram em acção o Mouse e o Bri que andavam por ali a fazer um treinozito no meio do pelotão e me obrigaram a chegar à meta. Como disse no início, se acabei foi graças a eles, aliás se a organização quiser melhorar, o melhor é contrata-los aos dois, porque para além de mim conseguiram motivar grande parte do pelotão que se encontrava no seu raio de acção, bem como as gentes portistas, que poderam verificar que o Leixões é um clube com forte implantação no Ribatejo (pelo menos a ver por estes dois fervorosos adeptos, festejando a vitória da sua equipa ao longo deste troço).

Para completar a jornada, uma paragem na estação de serviço da Mealhada, para uma sandocha de leitão e um pastelito de Tentúgal (eu acrescentei uma queijada, por que ao fim e ao cabo fiz uns quantos kms a mais).

Para terminar, fica a marca, 3h29´12´´ e dizer que não fiquei convencido, tinha obrigação de fazer melhor, há que aumentar os kms semanais e o número de treinos longos (mais de 25km), que para esta prova não existiram… mas isso são outras contas!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

MURO da maratona!

Apesar da pinta este tipo sabe do que está a falar. POR ISSO SE VÃO FAZER UMA MARATONA PROXIMAMENTE, ESCUTEM ESTE TIPO!!!



... QUE A FORÇA ESTEJA CONVOSCO... E PASSEM O MURO!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

volume de treino

11 semanas, a 12ª é esta e já não conta, de treino duro… olhando para a minha folha de Excel onde registo os treinos, dá-me o seguinte volume de treino:
7,2km de natação
495km de ciclismo
499km de corrida
Com uma média de 6h10´/semana de treino.

Não é mau, mas também não é volume de maratonista (menos de 50km semanais de corrida!)… por isso... o meu próximo objectivo será provavelmente … os 101km de ronda!




Train hard!

semana 11- treino maratona Porto

Boas,

Aqui fica o resumo da última semana, que deu para fazer dois testes, o de 5ª feira onde tive boas sensações e o de sábado onde não foram tão boas, no entanto se entre hoje e amanhã não ficar de cama e assimilar bem os treinos do fim de semana, lá irei ao Porto com um objectivo de baixar as 3h 20´ (a fazer fé no treino de sábado, a coisa está mais para 3h30´!).

Bons treinos!

TREINO SEMANA 11

Segunda: 45´cc
Terça: 25´cc
Quarta: 60´cc
Quinta: 50´cc (15´+ 6x 3’ a 14,5km/h + 5´) passadeira
Sexta: 45´cc
Sábado: 85´(20´cc + 3x4km+ 5´cc)
Domingo: 5´cc + 160´BTT + 5´cc

sábado, 18 de outubro de 2008

tecnica de corrida

Sempre fui fã de fazer, no final do treino de corrida, 3-4 rectas intervaladas com uns quantos exercícos de tecnica de corrida. Hoje em dia, o tempo é pouco e a minha preocupação é mais economia de passada do que fluidez e amplitude. No entanto depois de ver este video, acho que vou experimentar alguns destes execícios.


Vejam e digam o que acham, sff.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Crise, sub prime: saiba as causas.

Entre o inglês falado e o castelhano escrito, saiba o porquê da crise.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Ironman Hawaii: a Meca do triatlo!

No passado domingo, decorreu na ilha de Kona mais uma edição do Ford Ironman world championship.

Aqui ficam algumas fotos de Lee Gruenfeld


Craig Alexander,1º lugar 8h17´45´´ - Pura fibra, fat free!


Alguém diz que estas pernas já têm 54 anos!


Estas senhoras, com bom aspecto são velhas conhecidas da organização, tendo ganho várias vezes os seus escalões nos últimos anos.

Bem, também gostavam de ser assim... treinem!!! Mas lembrem-se, que isso não dá saude nenhuma!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Um projecto a conhecer... e a apoiar!

Ice Care Project
Ice Care pretende mostrar ao mundo, em tempo real, os efeitos e consequências do aquecimento global. Foram escolhidos 5 glaciares que estão a ser dramaticamente afectados, com implicações para a sobrevivência das populações locais. Uma equipa de expedição irá alcançar os 5 glaciares de forma não poluente (bicicleta, kayak, etc.) e instalar instrumentos de medida que possam ser visualizados, em tempo real na televisão ou internet. Outra equipa irá estudar o impacto nas populações locais.

clique aqui para conhecer mais.

domingo, 12 de outubro de 2008

semana 10 -Maratona do Porto

Boas,

Este post deveria ser para dar a conhecer os meus treinos da semana mais importante em termos de preparação para a maratona do Porto, só que essa semana ficou reduzida a dois dias de treinos, uma vez que uma constipação me impediu de treinar estes dias.
A próxima semana que seria de aliviar o volume para carregar as baterias para o dia 26, terá de servir para pelo menos fazer dois treinos ( um de 2h de corrida continua e outro intervalado que ainda não sei se será 3x5km ou 10x 800m –já agora dêem-me a vossa opinião sobre qual optariam) que me permitam ir com confiança ao Porto, porque senão mais vale ficar em casa.

Semana 10

2ª M: 40´ natação T: 20´cc


5ª 20´cc em passadeira + banho turco

Sab.
Dom.

Bons treinos.

PS: Um abraço para o Mouse que hoje correndo os 25km do Alqueva, acabou por agravar a lesão que já tinha, pondo em risco a sua participação na maratona. Mas quem o conhece sabe que ele é capaz de recuperações à Benfica (dos anos 60, claro!). Boa sorte Mouse!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Anti-crise!

Contra a crise aconselha-se: RIR!!!



E usar protector solar!!!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Treino - semana 9 - Maratona Porto

Boas,

Aqui fica o resumo da semana, no que a desporto diz respeito. Foi uma semana de recuperação, tendo em conta o massacre da meia ao nível dos gémeos. A partir de 5ª feira já tentei treinar normalmente, mas na 6ª foi impossível (uma agenda complicadíssima!). No sábado fiz o treino da semana, em que o objectivo era correr 2 horas em ritmo descontraído, faltaram-me 5 minutos, mas foi bom na mesma (este ano quero chegar à maratona com pelo menos dois treinos à volta das 2 horas de corrida contínua ). No domingo foi relax para recuperar do treino do dia anterior.


TREINO SEMANA 9

Segunda: 25´natação
Terça: 60´ciclismo + 30´cc
Quarta: 40´natação
Quinta: 70´cc
Sexta:
Sábado: 115´cc
Domingo: 60´BTT (18km)


Bons treinos!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Qual deles terá feito melhor?

Aqui fica o primeiro inquérito do Rustman, qual terá sido a melhor performance?

Haile Grebrselassie (35 anos) 2h03´59´´ com um tempo de 14´29´´ entre o km 35 e 40!!
Percurso plano sem vento, temperatura entre 12 e 16ºC. Duas lebres de luxo.

Samuel Wanjiru (21 anos) 2h06´32´´ numa final olimpica, sem lebres, temperatura de 30ºC e 70% de humidade!






Enquanto não vem o Bekele, vamos deixar a coisa entre estes dois!!

Rafael Lopez: um exemplo!

Eu tive medo das subidas e do vento e não me inscrevi, ele não... e tentou.



Aqui fica o link para oum video que vale a pena ver!

http://www.plus.es/videos


Campeão nem sempre é o que chega primeiro à meta!