domingo, 22 de novembro de 2009

Semana de treino - 16 a 22 de Novembro

Boas,

Mais uma semana de 80km, dois treinos de séries e um teste hoje com 15km a “marathon pace”. Mas não há bela sem senão… se nas séries as sensações foram boas e os tempos dentro do planeado, hoje o treino longo (21km com 15km a 4´30´´, que acabaram por ser 4´25´´/Km) deixou-me a pensar que o melhor é não me agarrar muito à ideia de ir a 4´30´´/km na maratona, porque uma coisa são os 20km, 25km, mas a partir daí a coisa começa a apertar e apesar de todos os treinos de séries e testes me darem a indicação de que este ritmo é possível, a verdade é que depois de hoje, fico a duvidar… esperemos que o descanso me desminta!

Hoje fiz o treino na companhia do meu irmão, que ao contrário de mim, rola quase sempre a 4´30´´/Km e para que o estímulo fosse máximo, fomos a corrida da Mendiga (prova com um percurso interessante e bem organizada), fomos sempre animados a ver os restantes atletas, mas nos últimos 3-4km ia já bastante “rígido”, para além disso depois de beber água num abastecimento senti-me pior (algo que já me tinha acontecido na meia maratona do Porto), perdi o ritmo que levava. Este factor vai ter de ser treinado nestas últimas duas semanas..

Bem aqui fica o resumo da semana:

Segunda: 40´natação.
Terça: M: 30´cc. T: 55´cc.
Quarta: 20´cc + 1k+2k+1k+2k+1k (p: 300m a trote)*
Quinta: M: 30´cc. T: 55´cc
Sexta: 20´cc + 2 x 8x 200m (p: 20´´ e 400m a trote entre grupos)**
Sábado: M: 45´cc. T: 40´natação
Domingo: 100´cc

*4´02´´/8´11´´/4´02´´/8´10´´/3´57´´
**Média: 42´´

Bons treinos!

4 comentários:

joaquim adelino disse...

Olá amigo Pedro.
Tive pena de não termos tido oportunidade de conversar um pouco na Mendiga. Não vos vi em toda a prova e só no final me apercebi da vossa presença. Aquele vosso incentivo pareceu-me estranho, olhei de soslaio e vi 2 vultos, perguntei ao Daniel quem era e então ele disse-me que eram vocês os dois, fiquei chateado por não ter retribuído o apoio que me deram, fica aqui o reparo pela minha impotência de naquela altura nem vos conhecer.
Na Maratona de Lisboa espero que tudo te corra bem conforme os planos já traçados.
Eu vou participar sem grandes sonhos, é uma vez mais para terminar a prova.
Abraço.

Mark V disse...

Viva,

A minha curta experiência disse-me que seria necessário conseguir completar a Meia Maratona no meu "marathon pace" pretendido e terminar totalmente confortável. Felizmente consegui fazê-lo na MM SportZone, embora em Ovar tenho tido uma experiência idêntica à tua com um abastecimento o que na altura me desmotivou um pouco.

Acredita e vai em frente porque com a adrenalina da maratona vais conseguir o objectivo. Não descurar contudo os abastecimentos.

Boa sorte !

rustman disse...

Obrigado Adelino, peloapoio e aquilo não foi um incentivo, foi só reconhecimento a um grande atleta! Mas, veja lá não exagere...

Obrigado Mark pelo conselho. Já sei que no dia da maratona tudo isto é relativo. Eu sei que vou "andar", o problema é qual o ritmo certo, porque infelizmente, terminar confortavel, só treinos a 6´/Km. :-)

Asjola disse...

Estás a tope, ya verás como esas sensaciones son buenas y acabarás con la marca que quieres.
Un abrazo