domingo, 28 de dezembro de 2008

Balanço do ano.

Foi um ano comprido, 365 dias…8760 horas… 525600 minutos… e bem vistas as coisas, pouco tempo dedicado ao desporto.

No entanto, acabo o ano com um Ironman (IRONCAT), um Half Ironman (Abrantes), duas maratonas (Porto e Lisboa), uma meia maratona (a da ponte Vasco da Gama), dois duatlos (Jamor e Festibike) e duas provas mais curtas (15km de Benavente e S. Silvestre de Lisboa) o que já não é nada mau para um obeso de meia-idade (não estou a brincar, é o que indica o meu IMC e a esperança média de vida em Portugal)!

Para ilustrar este ano atlético, aqui ficam os números da minha preparação para o Ironman: 20 semanas de preparação, com os seguintes totais, 65,8km natação, 2045km ciclismo, 438km corrida. Parece muito mas isto dá uma média de apenas 7,5 horas/semana (apesar de haver 3 semanas em que passei as 13h), muito aquém do recomendado nos livros (que recomendam no mínimo, acumular os totais da distância do Ironman durante a semana, algo que nunca aconteceu ao longo das 20 semanas). A preparação para a maratona do Porto, também não teve um volume muito maior (~ 6,5h/sem).

Para 2009 o ideal seria que dos 10080 minutos de cada semana, dez por cento fossem dedicados à prática desportiva, parece pouco… mas sempre são 18horas/semana! Aguardemos o que o novo ano nos traz para o CAR de Vale Moinhos.

UM BOM 2009 PARA TODOS e obrigado pelas mais de quatro mil visitas (provavelmente metade destas foram do meu pai :)).

11 comentários:

Dani disse...

Un año IMPRESIONANTE.

FELICIDADES

Anónimo disse...

A mim dá-me apenas 16,8h por semana, o que facilita substancialmente o cumprimento do plano dos 10%: só são necessárias 2,4h diárias. Só tenho um adjecti vo: f"#$%&/.Um óptimo 2009 também para ti e família e prometo que vou tentar acompanhar mais o CAR a partir de agora: acabou a caça!gd abç

Anónimo disse...

Amigo, Rust...foi em 2008 q te conheci andava eu a treinar para Ronda...considero.te um AMIGO...mas fala a serio em relação aos teus treinos...ainda no sabado passado treinas.te 3horas no GOLFE...es um tangas...dos grandes...já agora lembras-te de ha 20 anos do José Cerolas que corria os 350mt de chinelos com pintons de aluminio...!!!

rustman disse...

Gracias Dani, has sido un ejemplo en los meses que antecederan el IM.

Bri, obrigado por tudo. Desde a companhia nos treinos e provas, bem como as questões de logistica!

Mouse... realmente desde que treino contigo tenho evoluido... nas tangas!!! Mas estás tramado porque 2009 vai ser um ano de ... BATATA FRITA!!!

pablo73 disse...

Un abrazo IRONMAN
Me reitero, eres un tio GRANDE, en todos los sentidos.

Un abrazo desde Guadalajara, y Feliz 2009

Carlos disse...

Felices fiestas!!!!!!!! se puede leer tú blog en español???? posiblemente así sea pero no he dado con ello....

Xana disse...

Não consigo enviar o código para neve, através do blog não é permitido, só por e-mail

joaquim adelino disse...

Olá.
Que o Ano de 2009 seja igual ou melhor que este junto da família e amigos, não esquecendo as corridas e as outras disciplinas que gosta de praticar.
Um abraço.

Talin disse...

¡¡¡ FELIZ ANO NOVO !!!

Anónimo disse...

Olá Pedro... é verdade que visito o teu blog com alguma frequência ... mas não sejas tão exagerado!!! Parabéns pelo belíssimo texto narrativo de um ano desportivo tão competitivo.
Tenho de confessar que estou
deveras impressionado com a tua garra...fantástico!!!
Votos de um Bom Ano de 2009
a todos os níveis.
Abraços e beijinhos do ...,
Braz Sebastião

Asjola disse...

Felicidades por un gran año.
De mayor quiero ser como tu,jeje.
Un saludo desde mallorca.