domingo, 31 de janeiro de 2010

Arte... que hay arte!

Semana de treino - 25 a 31 de Janeiro

Boas,

Esta semana foi de recuperação, aproveitei para tentar debelar uma “espécie de fascite plantar” que me apoquenta há já algumas semanas, com duas visitas ao fisioterapeuta, mas apesar de ter algumas melhoras ainda me incomoda bastante. Este fim de semana tentei recuperar o tempo perdido (nos últimos seis meses não fiz mais de 200km de bicicleta, enquanto que no ano passado, no mesmo período, passei os 1000km) tendo em conta que, no próximo fim de semana quero participar no Duatlo das Lezírias. Como não houve constipações nem outras mazelas, pode dizer-se que a semana correu bem!

Resumo da semana:
Segunda:30´natação
Terça:
Quarta: 40´cc.
Quinta: 40´natação
Sexta: 15´ rolos
Sábado: 30´cc + 60´BTT + 15´cc
Domingo: 75´ BTT

PS: Ao que parece o SLB, na sua primeira participação no campeonato nacional de pista coberta em veteranos, ganhou, batento o crónico vencedor, o N. A. Cucujães. A minha contribuição foram 10 pontos, fruto dos meus, quarto lugar nos 1500m, quinto nos 3000m e oitavo no lançamento do peso.

O meu agradecimento especial à claque...


...E ao "Mister Ricardo Lemos" pelo convite e apoio durante o fim de semana.



1º nos 60m
1º nos 200m
1º nos 4x200m
2º no salto comprimento




Reportagem fotográfica dos campeonatos (ANAV)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Atletismo: novas contratações!


Atletas deste quilate só vêm melhorar o nosso atletismo! :-)

Esta é a nova contratação do FCP, a saltadora olimpica letã: Ineta Radeviča


Mais fotos...

domingo, 24 de janeiro de 2010

Sebastians on fire!


Trijornada indoor!.. Campeonato nacional de veteranos pista coberta

Depois de maratonas, triatlos longos e fadigas do género, este fim de semana voltei a correr no tartan (a última vez tinha sido no século passado). E foi um fim de semana glorioso… experimentando as sensações da pista coberta e sentindo a essência do atletismo nas performances dos veteranos deste país.

Mais do que resumir as provas, só quero dizer que foram dois dias de superação, pois os tempos obtidos nas duas corridas, são muito superiores ao esperado, tendo em conta os meus últimos treinos, apesar de normalmente responder bem à pressão da competição, desta vez o facto de poder contribuir para a equipa do glorioso, fez com que o sofrimento fosse mais atenuado, pois para além de não querer ser último, queria também pontuar para a equipa, algo que consegui, creio, nas três provas que disputei (ainda não sei quantos dos atletas que ficaram à minha frente, não contavam para o campeonato), a saber 1500m, lançamento do peso e 3000m, a primeira no sábado, as outras duas hoje de manhã.

Se nas corridas, foi o que eu esperava, partir, encontrar o ritmo possível e sofrer até à meta, no peso a coisa foi totalmente diferente. Em primeiro lugar é bom encontrar uma disciplina onde eu não me sinta, o “mais pesado”, depois o ambiente estava espectacular, dos 35 aos 70 anos, estava tudo reunido numa zona específica, desde a atletas consagrados a outros menos conhecidos, pelo menos para mim… É engraçado ver a concentração, as dicas, os “mind games” que vão acontecendo entre cada lançamento. Por último apercebi-me de uma coisa, tal como o golfe, o lançamento do peso é uma disciplina que permite uma comparação entre todos, não há um handicap, mas à medida que se vai envelhecendo, o peso da bola vai diminuindo, pelo que um lançamento de 10m para um M40, é o mesmo que um lançamento de 10m para um M65, para além disso pode ser feito sem grandes corridas, o que ajuda a partir de uma certa idade!... :-)

Por último, uma revelação… a vida às vezes dá-nos oportunidades e temos que agarrá-las. No meu caso, quando era jovem, apesar de ter vários colegas de clube que ingressaram nos grandes clubes de Lisboa (Benfica e Sporting), o meu irmão incluído, eu nunca tentei, porque para além de saber que não tinha grande futuro na modalidade, sempre achei que já era tarde para mim, tentar correr num clube destes, mas fica sempre cá dentro a curiosidade e o orgulho de poder vestir uma camisola destas. Não é que, mais de vinte anos depois, tive essa oportunidade (pelo menos para mim, representar o Benfica é representar o Benfica, nem que seja à bisca dos três!). O mesmo para o meu irmão, na quinta feira adoeceu, esteve com febre até sexta à noite, esteve para não ir a Espinho, mas foi determinado e apesar de ter abdicado dos 1500m no sábado, correu os 400m e hoje os 800m, alcançando dois quartos lugares e por último, um ano e 14kg depois de ter voltado a correr, sagrou-se campeão nacional de veteranos nos 4x200m!

Resumo da semana:
Segunda: 25´natação
Terça: 25´cc + 4 rectas
Quarta: 20´cc. + 8x200m +5´cc
Quinta:
Sexta: 20´cc. + 4 rectas
Sábado: 15´cc + 1500m (4´49´´)
Domingo: Lançamento do peso: 6,88m/7,26m/7,23m/6,77/ abdiquei dos dois últimos para ir para a partida dos 3000m (10´29´´). :-)

Ganhando posições nos 1500m...


Lançando o equivalente a uma "grade de médias"!


Solto e leve!... nos 3000m.


Estafeta vencedora dos 4x200m
Da direita para a esquerda: Pedro Feliciano, Ricardo Lemos, João Veríssimo e Nuno Sebastião (AKA My Brother!)



Rustman e Paulo Feliciano: "Lançadores... um mundo à parte!" :-)

domingo, 17 de janeiro de 2010

Semana de treino - 11 a 17 de Janeiro

Boas,

Esta semana até nem correu mal, consegui fazer vários treinos específicos (apesar de na terça feira estar completamente K.O.), o que nunca consegui foi terminá-los como tinha planeado. Ontem foi mais um falhanço, das cinco repetições de 1000m que queria fazer, à terceira encostei aos 600m e isto depois de nas duas primeiras ter acabado a 50m do meu irmão. Hoje em vez de descansar, fui fazer um T.A.M*. na mata de Manique e cheguei à seguinte conclusão, não consigo treinar mais do que isto, por isso vou abrandar e esperar que só e apenas por isso, melhore qualquer coisa! Aliás, depois de três semanas más, só pode vir uma boa! :-)

Resumo da semana:
Segunda: 25´cc. + 25´natação
Terça:
Quarta: 20´cc. + 4x300 (p:45´´) +5´cc
Quinta: 20´cc. + 200+40+600+400+400+200 + 5´cc +4x150
Sexta: 25´cc.
Sábado: 20´cc + 2x1000+600m (p: 2´30´´) + 5´cc + 4x 150m
3´39´´/3´35´´/2´06´´ 26´´/26´´/27´´/25´´
Domingo: 50´cc.

*Treino Até à Morte


Bons treinos!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

treino de pista!

Após várias tentativas frustradas, hoje tentei fazer um treino específico para os 1500m, inspirado no primeiro treino de pista da época do Leo Manzano (acho que o vídeo devia dizer: Crianças não tentem isto em casa. Nós somos profissionais bem treinados…) e apesar de ter dado um intervalo maior (2´), na verdade dei um grande berro, nos 800m, o que também aconteceu com ele e com isso tive de encurtar a coisa, para limitar os estragos. Bom foram as repetições de 150m no final, com sapatos de bicos, que me fizeram pensar que com o tempo, consigo recuperar alguma da velocidade perdida.

Treino do Manzano: 200-400-600-800-600-400-20 (p:1´)
Treino do Rustman: 200- 400-600-ups… 400-400-200 (p:2´)
37´´-78´´-2´05´´- 83´´-78´´-35´´
Após 5´de trote 4 x 150m para 25´´

Vejam o vídeo, mas não tentem em casa! :-)

Track and Field Videos on Flotrack

Premio Nobel da Paz?!...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pois...

"Não tenho filhos e tremo só de pensar. Os exemplos que vejo em volta não aconselham temeridades. Hordas de amigos constituem as respectivas proles e, apesar da benesse, não levam vidas descansadas. Pelo contrário: estão invariavelmente mergulhados numa angústia e numa ansiedade de contornos particularmente patológicos. Percebo porquê. Há cem ou duzentos anos, a vida dependia do berço, da posição social e da fortuna familiar. Hoje, não. A criança nasce, não numa família mas numa pista de atletismo, com as barreiras da praxe: jardim-escola aos três, natação aos quatro, lições de piano aos cinco, escola aos seis, e um exército de professores, explicadores, educadores e psicólogos, como se a criança fosse um potro de competição.

Eis a ideologia criminosa que se instalou definitivamente nas sociedades modernas: a vida não é para ser vivida - mas construída com sucessos pessoais e profissionais, uns atrás dos outros, em progressão geométrica para o infinito. É preciso o emprego de sonho, a casa de sonho, o maridinho de sonho, os amigos de sonho, as férias de sonho, os restaurantes de sonho.

Não admira que, até 2020, um terço da população mundial esteja a tomar Prozac. É a velha história da cenoura e do burro: quanto mais temos, mais queremos. Quanto mais queremos, mais desesperamos. A meritocracia gera uma insatisfação insaciável que acabará por arrasar o mais leve traço de humanidade. O que não deixa de ser uma lástima.

Se as pessoas voltassem a ler os clássicos, sobretudo Montaigne, saberiam que o fim último da vida não é a excelência, mas sim a felicidade!"


João Pereira Coutinho (Jornalista)

domingo, 10 de janeiro de 2010

Semana de treino - 4 a 10 de Janeiro

Boas,

Esta semana até correu bem, apesar de o grande objectivo não ter sido atingido (treino de velocidade com vista a correr os 1500m no dia 23 de Janeiro em Espinho), mas acabo a semana com vários treinos de corrida, sempre com ritmos mais rápidos do que normalmente faço. Curiosamente, graças a parceiros de treinos que, dizem, não corriam há mais de três meses!

Espero nas próximas semanas, calçar novamente os bicos e estimular a passada! Esperemos que haja tempo, saúde e temperatura (que com este frio, é complicado…)!

Resumo da semana:

Segunda:
Terça: 30´cc.
Quarta: M: 35´cc.
Quinta: 30´cc.
Sexta: 45´cc.
Sábado: 40´natação
Domingo: 50´cc.

Bons treinos!

sábado, 9 de janeiro de 2010

O que o futebol pode aprender com o golfe.

Interessante, o artigo de José Carlos Rodrigues, onde acerca da verdade desportiva, dá o golfe como um exemplo, onde para além de o jogador ser o primeiro árbitro de si próprio, os espectadores também podem intervir na dita verdade desportiva. Para isso dá o exemplo do que se passou nos campo dos Oitavos Dunes (Quinta da Marinha), no Open de Portugal de há dois anos:

“Aconteceu no buraco 8, um par 5 de fairway irregular, durante o primeiro dia do torneio. Ele jogou a sua primeira tacada sobre o lado direito do percurso, tendo ficado numa zona de relva alta, com um pequeno arbusto a tapar a trajectória da bola… O jogador, num movimento quase imperceptível, ao colocar-se para jogar a bola, desviou-se 5 cm com a ponta do taco…

…Ao terminar os 18 buracos, o jogador entregou o cartão de jogo onde apresentava 5 tacadas no buraco 8, quando devia ter acrescentado a tacada suplementar, resultante do desvio de bola intencional. Foi chamado à comissão técnica que lhe perguntou se aquele resultado estava correcto. Ele nem pestanejou. Levantou-se e saiu sem discutir, pois percebeu de imediato que estava desclassificado.

Nenhum árbitro, nenhum jogador, nenhum espectador presenciou esta violação das regras do jogo. Mas ela foi vista por um telespectador em Inglaterra que seguia a transmissão em directo. O tal jogador, afinal estava a ser captado por uma câmara situada a 600m de distância. Esse espectador telefonou para a comissão técnica para informar o que se tinha passado.

O que é isto poderá ter de idêntico com o golo marcado com a mão, seja por Maradona, seja por Thierry Henry? Toda a gente viu mas, apesar de ser irregular, o golo foi validado e ninguém foi punido.”


In Oje (07/01/10)


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Amadurecer...

Campeã do mundo nos 400m barreiras em 2003 e 2007, Jana Rawlinson queria mais... e vai daí em 2008 colocou implantes... mamários! Agora retirou-os para ter mais hipóteses de ganhar uma medalha olimpica em Londres 2012!

"Gosto muito de ter os seios maiores mas amadureci o suficiente para me conhecer e também me sinto sexy", diz a Jana e a ver pela foto eu também concordo.



PS1: Mais uma vez fica provado o valor da Albertina Machado!
PS2: Ao fim de 15 anos voltei a calçar uns tenis de bicos, para fazer 4x100m para 18´´- ESPECTÁCULO!! :-)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

MASTIFF

Não são só os maiores cães do mundo, têm muitas outras particularidades que os fazem especiais! Pena que hajam tão poucos!

Faynad - Henry & Baron from Cerberus Molossers on Vimeo.



O Mastif está para os cães, como o leão está para os gatos!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Semana de treino - 28 de Dezembro a 3 de Janeiro

Boas,

O novo ano não começa bem, depois da contractura, um resfriado que me deixou de rastos e à conta disso, já estou há três dias sem correr (pode ser que ajude a recuperar da contractura).

Mas como não pode ser tudo mau, começo o ano com novas aquisições:

Asics Gel Stratus 2


Asics Gel Kayano 15


Asics Hiper LD



Assim não há desculpas para não andar!

Segunda: 75´BTT
Terça: 25´natação + 15´cc.
Quarta: M: 30´cc. T: 30´natação
Quinta: 30´cc.
Sexta:
Sábado:
Domingo:


Bons treinos!