quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O peso da idade...

Boas,

No domingo ia eu no troço final do treino de ciclismo, quando ao entrar numa subida reparei que 200m mais à frente ia um colega ciclista, desde logo tentei apanhá-lo, no cimo da rampa ao passar por ele cumprimentei-o e convidei-o a vir na minha roda, algo que fez com uma mestria, que eu não tenho (como já disse anteriormente, é no ciclismo que eu tenho mais dificuldades) e lá fomos durante alguns kms, a determinada altura vem para o meu lado e começa-mos a conversar, ele dizia que não andava de bicicleta há mais de mês e meio, que tinha quarenta e tal kms feitos e já estava a abusar, quando eu disse que também já tinha 55kms e que me doía rabo, pés e costas, ele responde-me: mas eu já tenho 54 anos! E é aqui que eu quero chegar, a idade não deve ser desculpa para estas coisas, é lógico que o poder de recuperação vai diminuindo com a idade, bem como a força e a flexibilidade, mas a endurance e a experiência são factores que não se vêm muito afectados.

A mim irrita-me bastante quando vou ao médico ou ao fisioterapeuta e me dizem: pois já não tens 20 anos…Ok, mas o problema, não são os 37 que já cá contam, mas sim os excessos cometidos dos 25 aos 35 anos (noites mal dormidas, muito sofá, pouco exercício, demasiado álcool e outros tantos petiscos…) que se reflectem agora em excesso de peso (basicamente este é o único handicap que sinto). É isto que me serve de desculpa quando vejo os tempos que faço (e me lembro do que corria quando tinha 70-75kg), mas que por outro lado me motiva a escavacar o cabedal mais que não seja, para não engordar mais.

Dos vinte melhores fundistas de Portugal, pelo menos dez têm mais de 35 anos e destes, alguns estão juntinho aos quarenta (pe. Luis Jesus e Eduardo Henriques). O Domingos Castro foi campeão nacional de crosse aos quarenta anos, o Venceslau Fernandes ganhou a volta a Portugal também aos quarenta, o Carlos Lopes foi campeão olímpico aos 39… mas bateu o recorde do mundo… aos quarenta!!!

Por último veja-se os casos de Ed Whitlock e de Adir Buschmann; depois venham-me falar na idade!...

Bons treinos

4 comentários:

Dani_ironmandream disse...

No mires al pasado o te lamentes de lo que no hiciste. Piensa sólo en como mejorar cada día y cómo vas a estar el año que viene. Seguro que bajas de peso poco a poco

rustman disse...

Gracias Dani.
Yo voy tranquilo no es el ligero exceso de peso (que son 20kg demás) que me va a hundir. Lo que mas me fastidia es no tener tiempo para entrenar lo que debería. Cuanto al próximo año ya veremos, hay mucha cosa por hacer… subir al Kilimanjaro o al Aconcágua, cruzar el canal de la Mancha nadando (si uno termina el Ironman ya puede empezar a soñar con otras cosas) ó algo por el estilo!

Dani_ironmandream disse...

El kilimanjaro lo reservo para subir con mi hijos algún día. Es realmente fácil.

El Aconcagua... me gustaría porque no tiene dificultades técnicas, pero es suficientemente peligroso como para intentarlo cuando mis hijos ya no necesiten un padre (por si acaso)

El tiempo para entrenar... Ese es siempre el mismo problema para casi todos ¡mierda!

rustman disse...

Veo que me entiendes!