domingo, 28 de dezembro de 2008

Balanço do ano.

Foi um ano comprido, 365 dias…8760 horas… 525600 minutos… e bem vistas as coisas, pouco tempo dedicado ao desporto.

No entanto, acabo o ano com um Ironman (IRONCAT), um Half Ironman (Abrantes), duas maratonas (Porto e Lisboa), uma meia maratona (a da ponte Vasco da Gama), dois duatlos (Jamor e Festibike) e duas provas mais curtas (15km de Benavente e S. Silvestre de Lisboa) o que já não é nada mau para um obeso de meia-idade (não estou a brincar, é o que indica o meu IMC e a esperança média de vida em Portugal)!

Para ilustrar este ano atlético, aqui ficam os números da minha preparação para o Ironman: 20 semanas de preparação, com os seguintes totais, 65,8km natação, 2045km ciclismo, 438km corrida. Parece muito mas isto dá uma média de apenas 7,5 horas/semana (apesar de haver 3 semanas em que passei as 13h), muito aquém do recomendado nos livros (que recomendam no mínimo, acumular os totais da distância do Ironman durante a semana, algo que nunca aconteceu ao longo das 20 semanas). A preparação para a maratona do Porto, também não teve um volume muito maior (~ 6,5h/sem).

Para 2009 o ideal seria que dos 10080 minutos de cada semana, dez por cento fossem dedicados à prática desportiva, parece pouco… mas sempre são 18horas/semana! Aguardemos o que o novo ano nos traz para o CAR de Vale Moinhos.

UM BOM 2009 PARA TODOS e obrigado pelas mais de quatro mil visitas (provavelmente metade destas foram do meu pai :)).

S. SILVESTRE DE LISBOA

Boas,

Após alguns anos de interregno, voltei hoje às corridas de S. Silvestre, neste caso a 1ª edição da de Lisboa, que apesar do mau tempo (que afastou alguns participantes e público) acabou por ser uma jornada atlética muito agradável.



Em primeiro lugar, uma palavra para a organização, muito boa, logo no levantamento dos dorsais, simpatia e eficiência (e já agora com a melhor feira de deporto que já vi em Portugal :)). Já no Rossio, zonas bem balizadas e organizadas de forma a que quem quisesse poder ver os atletas à vontade e em várias fases das prova (a maneira como o percurso foi delineado ajudou), durante a prova pude aperceber-me que pelo menos havia um “pace-maker” para 40 minutos (presumo que para outros tempos também) e apesar de uma prova “curta” um ponto de abastecimento aproximadamente aos 6km.

Para além disso, um speaker de luxo (onde a malta do triatlo vai, nota-se a diferença no profissionalismo, por isso é que ficam à frente do pessoal da corrida!...) que manteve toda a gente informada e animada.

Quanto às incidências propriamente ditas, estas começaram com o já típico aquecimento num parque de estacionamento subterrâneo (de forma a fugir à chuva) e de seguida partida na zona destinada à Elite (o Mouse fez valer o estatuto do CAR de Vale Moinhos). O combinado com o meu parceiro era sair a 3´50´´/ Km e depois logo se via, mas como o parceiro era o Mouse e entre 3´50´´ e 3´30´´ não há grande diferença, lá partimos para uns primeiros 3km um “bocadito” rápidos, de tal forma que entre os 3 e os 4km já pensava em desistir, tal eram as dores nas costas!!! Curiosamente encontrei o meu ritmo na longa subida entre o 4 e o 5km (aí apareceu-me a já habitual contractura no gémeo esquerdo, mas como já me habituei a ignora-la, lá fui sempre em frente), daí até à meta foi um instante, acabando abaixo dos 40´ (39´40´´), sem tempo oficial porque me esqueci de colocar o chip na sapatilha, ups!!!

O Mouse perdeu uma garrafita de Moet Chandon (eu apostei que ele batia o seu record pessoal, apesar da má forma que ele apregoa) e o Raposo merece os parabéns pois também bateu o seu record pessoal.

Boas sensações, as de correr uma prova “curta” e julgo que fiquei cliente.

sábado, 27 de dezembro de 2008

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL!

Feliz navidad!

Merry Christmas!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Jantar de Natal CAR Vale Moinhos

Boas,

Ontem à noite, houve o primeiro jantar de Natal para atletas do CAR de Vale moinhos e conjuntamente a apresentação da equipa para a época 2009. Sentiu-se a falta do Lance (o Armstong) e do Haile (o Grebreselasie), mas ambos justificaram a ausência, mostrando desagrado e ratificando a vontade de estarem presentes em futuras ocasiões.




Boas festas, treinem duro e talvez um dia...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O heroi desconhecido


Fonte: New York Times

O homem que derrotou o Lance Armstrong na corrida de BTT “Leadville Trail 100“ é um antigo corredor profissional de BTT retirado há já quatro anos, mas que continua em forma.

Casado com uma medalhada olímpica, também já retirada e com três filhos, Dave Wiens (44 anos) continua a manter-se em forma, mais que não seja para dar exemplo aos filhos.

Durante o Inverno deixa a bicicleta e faz ski, jogando também hóquei no gelo, voltando à bicicleta só já com a Primavera bem entrada.

De uma coisa pode gabar-se, foi o único atleta a quem o Lance disse: vai, que eu não posso…

… e também de ter uma mulher que diz “my husband is a nice person and a stud…”


Veja o video

domingo, 14 de dezembro de 2008

SKETCH OF THE YEAR!



Thanks bro!

Axel rules!

A semana seguinte...

A semana seguinte é sempre difícil, dores no corpo, falta de energia, pouca vontade de treinar…. NADA DISSO… aqui no CAR de Vale Moinhos na semana a seguir, treina-se a sério e pelo menos da minha parte, com vontade de treinar mais e melhor (pelo menos mais rápido… até me lesionar!). E como as sensações contam, as desta semana não podiam ter sido melhores.


Aqui fica o resumo da semana:

Segunda:120´ ciclismo
Terça: 40´natação
Quarta: 125´cc ciclismo
Quinta: 20´natação
Sexta: 20´cc
Sábado: 55´cc
Domingo: 50´cc (25´aquec. + 10 x rampas de 150m +5´cc)

Bons treinos.

Eu também quero uma prenda assim...

A mulher e a família deste tipo deram-lhe um presente original, correr com o keniano mais simpático que eu conheço (verdade que não conheço muitos… e este é só via net!). A sra Tina chambers ofereceu uma viagem ao centro de treino em Iten (Kenia) para o marido poder correr com os kenianos, no entanto a família achou que, no próprio dia de aniversário a coisa tinha mais pinta e vai daí… contratam o Baba para uma corridita com o tal Michael Chambers, a coisa até nem foi muito cara: $400!

No final da corridita de pouco mais de 10km, o aniversariante todo rebentado chegou à conclusão que aquilo foi “correr literalmente com uma chita”.

Crónica original do New York Times

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Onde andam os maratonistas lusos?...

Tendo em conta um artigo do Jornal Record de Domingo em que referia que se necessitavam maratonistas e um post do Fernando Carmo, que se intitula: “Onde para a malta do atletismo?”. Lá fui eu à procura dos meus apontamentos e ver que mais uma vez creio que tenho razão (por muito que custe ao Mouse), antigamente andava-se mais, muito mais e não era só porque a “jarda circulava mais à vontade”, porque para entrar no escalão sub 3horas na maratona, não é necessário recorrer ao segredo dos gauleses, basta treinar um pouco mais afincadamente.

Assim que dizemos nós quando vemos que de 1990 a 1995 o número de atletas abaixo de 2h30´rondou sempre os 30 de 1995 a 2000, passa para menos de 20 e nos últimos 5 anos fica abaixo de 10. Este ano só o podium ficou abaixo desta marca, o nosso campeão nacional chega já nas 2h32´…

Aqui ficam alguns números para ilustrar esta ideia:

1986 (1ª edição)
Vencedor: 2h16´49´´
Último sub 2h30´: 12º
Último sub 3h: 68º
Chegados: 153

1990
Vencedor: 2h15´25´´
Último sub 2h30´: 32º
Último sub 3h: 68º
Chegados: 562

1995
Vencedor: 2h13´30´´
Último sub 2h30´: 30º
Último sub 3h: 181º
Chegados: 589

2000
Vencedor: 2h16´10´´
Último sub 2h30´: 9º
Último sub 3h: 92º
Chegados: 833

2005
Vencedor: 2h18´28´´
Último sub 2h30´: 9º
Último sub 3h: 70º
Chegados: 642

2008
Vencedor: 2h17´40´´
Último sub 2h30´: 3º
Último sub 3h: 59º
Chegados: 1003

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Maratona de Lisboa 2008 review

Boas,

Aqui vem o resumo da semana atlética anterior… pouca coisa, mas com uma maratona a acabar!

A semana começou fria em Vilamoura e como no sábado (a recuperar de um treino de séries na Kiss de Albufeira até às 5 da manhã) e no domingo (retorno ao Algarve para uma semanita de estágio) a 2ª feira começou com o treino longo (65´cc), na 3ª feira 30´cc + contractura no gémeo esquerdo e a semana ficou feita com banhos de imersão e Compex (descontracturante + massagem regenadora). No sábado, fiz 10´cc para ver se a coisa tinha melhorado… e fiquei na expectativa!

No domingo, lá fomos eu e o Mouse de viagem até Lisboa (no Marquês apanhá-mos o Pedro), estaciona-mos no parque da C. M. de Lisboa e fizemos o aquecimento aí dentro (estava mais quentinho!). Já na Praça do Comércio, encontro o meu amigo Marco Gonçalves, companheiro de corridas há mais de 15 anos em terras albicastrenses (já não o via aí há uns 8-9 anos, mas continua com pinta de maratonista).

Quanto à corrida não há muito a dizer, um percurso plano (menos bonito que o do Porto), bom para bater recordes, um dia espectacular (tempo fresco, com algum vento, que tanto prejudicou como favoreceu e três aguaceiros bem distribuídos no tempo, que ajudaram a arrefecer a máquina. Comecei como tinha planeado a 5´/Km e a ver no que é que dava… fui sentindo sempre uma moínha no gémeo, mas não impeditiva (a vantagem de passar 2 vezes no local de partida/chegada antes de acabar levou-me a arriscar). Aos 7-8 Km passei por um grupo onde “disfarçado” de triatleta ia um senhor que me pareceu ser, um dos heróis do tempo em que eu corria mais a sério, depois de meter conversa e confirmar a sua identidade: Mário Sousa (vencedor desta Maratona em 1991) “colei-me” ao grupo que ia certinho nos 4´50´´- 5´/Km e lá fui deixando passar os Kms (agora que penso nisso, nem pedi autorização, mas acho que não levaram a mal, espero…). Desta vez experimentei, algo de novo, à hora e meia de corrida, tomei um gel e um anti-inflamatório (ibuprofeno 600mg) de maneira a evitar as dores musculares que sempre me aparecem depois das duas horas de corrida (sempre são 93kg espalhados por 181cm, mas com apenas dois joelhos e dois tornozelos!).

Aos 34kms, tive de deixar ir o Paulo Santos e Mário Sousa (o outro pessoal de Peniche tinha entretanto ficado para trás, mas acabaram todos bem, +/-…), mas a essa a altura já tinha ao meu serviço um rebocador de luxo – o ReRun Sebastian – que me fez companhia até ao Km 40 ( preciosa ajuda no retorno a atar-me o sapato e permitir que bebe-se meia garrafa de água – mais uma vez vi a diferença que há para melhor, em hidratarmo-nos sem estar a correr – que me deu novo alento). Daí até ao fim foi sempre a sprintar para ver se ainda acabava abaixo das 3h 30´ (era quase impossível, fiquei-me pelas 3h31´34´´), acabando cansado, mas “inteiro”, com boas sensações e estranho… com vontade de fazer outra rapidamente (com isto ainda vou fazer uma perninha a Sevilha!).

Para terminar, felicitar o meu amigo Pedro Carvalho, que com apenas uns meses de corridas (3-4 vezes por semana) concluiu a sua primeira prova de atletismo (e logo uma maratona… e abaixo das 4h!) demonstrando grande margem de progressão, já agora agradeço também ao seu pai o apoio dado ao longo da prova. O meu companheiro de treinos no CAR de Vale Moinhos também está de parabéns, uma vez que completamente fora de forma, quando o mais normal era nem conseguir acabar uma milha, conseguiu chegar ao fim, usando da sua experiência de ultra maratonista e ganhar a alcunha de “3-11”( ainda hoje nas duas horas de bicleta que fizemos para recuperar da maratona, sempre que o Raposo ou o Cunha punham o ritmo acima dos 35 Km/h, o homem coitado "ficava-se"... :)). Parabéns também ao Marco Gonçalves e ao Sandokan (que vi de fugida já no retorno para a meta).

Por último, uma palavra para os “amigos de Peniche”, que me “levaram” grande parte da prova. Foi um privilégio correr tantos Kms ao lado de um campeão nacional da maratona (1991).

sábado, 6 de dezembro de 2008

Viagra!!!

Pois é… pode até nem ser por mal, mas o companheiro de treino está a andar como nunca!... se calhar a razão está no desempenho sexual… ou seja querendo melhorar uma coisa, recorre-se à química … e os resultados começam a aparecer nas provas!!!

O citrato de sildenafil, mais conhecido como Viagra anda nas bocas do mundo, pois pode vir a ser considerado Doping. Visitando o blogue do Talin (verdadeiro duro destas coisa do endurance) fiquei curioso sobre esta dica e fui por aí investigar. Assim o mecanismo que facilita o fluxo de sangue para os corpos cavernosos do órgão sexual masculino, permitindo a erecção, é o mesmo que dilata os vasos sanguíneos dos atletas, aumentando a capacidade de oxigenação dos tecidos e órgãos ( esta substância começou por ser utilizada originalmente criada originalmente para tratar a hipertensão pulmonar, ou pressão excessiva nas artérias pulmonares).

O Viagra permite performances em grandes altitudes em condições semelhantes às do nível do mar, onde a pressão arterial sempre é menor (já tinha lido sobre a utilização desta substância por parte de alpinistas), assim que se vão competir para o lado do Fundão, já sabem…

Para os mais curiosos:

http://grg51.typepad.com/steroid_nation/2008/06/viva-viagra-get.html

http://www.nytimes.com/2008/11/23/sports/23viagra.html?_r=1

http://www.iht.com/articles/2008/11/23/sports/viagra.php

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Fotos fantásticas!

Boas,

Para quem está completamente OUT!... e não segue o blogue do "Ze-Vaz" aqui fica um site e o blogue da mesma autora (a senhora da foto) onde podem ver fotos fantásticas de desporto, principalmente ciclismo e triatlo, mas no blogue estão por exemplo, fotos espectaculares da passagem da senhora por Pequim 08.

Elizabeth Kreutz

A não perder são as fotos no site (vão ao index e vejam no iten: Lance´s comeback) do Lance Armstrong.

http://www.elizabethkreutz.com/main.php

http://www.elizabethkreutz.blogspot.com/



Enjoy!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

semana de "não treino" 24 a 30 de Nov

Boas,

Após uma semana à maneira, uma semana da treta, segunda e terça treinos de recuperação, na quarta em vez de séries, contracturas! Quinta descanso, sexta 40 minutos a mancar, sábado e domingo népia (ok… ganhei uma constipação!). Bons augúrios para a maratona no próximo domingo!

Stay well!

domingo, 23 de novembro de 2008

Este Dream Team deu cartas na Festibike 2008... no entanto o nosso futuro atlético passa mais por aqui... Boas Festas!


Send your own ElfYourself eCards

Treino da semana

Boas,

Finalmente uma semanita "à maneira"... pelo menos não me aleijei... e apesar de não conseguir fazer um treino de mais de 2horas de corrida, a coisa não correu mal, na sexta fiz um treino à antiga, num ritmo batata frita, com boas sensações até o Mouse rebentar comigo, ou melhor eu é que rebentei comigo mesmo, o Mouse como atleta que está a sair de uma lesão limitou-se a acompanhar-me com um sorriso nos lábios.

Hoje fiz uma horita com o meu irmão no Parque da Varzea em Torres Vedras seguida de 55´a subir até ao Campo Real, já sozinho e com boas sensações.

Aqui fica o resumo da semana:

Segunda:50´cc
Terça: 80´cc
Quarta: 45´cc + 6 rectas
Quinta:
Sexta: 60´cc
Sábado: 35´rolos + 15´cc
Domingo: 115´cc

Bons treinos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Alegria!

Se o CAR de Vale Moinhos fosse uma escola de artes a alegria que se vive aqui, durante as nossas sessões nocturnas em pleno campo, poderia traduzir-se neste vídeo… O gordo com charme sou eu, o baixinho frenético é como imaginam… o Mouse!!!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dá que pensar...

No domingo vi no canal 2 o resumo do cross de Oeiras (que por acaso até pode ter sido a últimas edição), às paginas tantas o comentador diz que em Portugal este ano só 6 atletas tinham baixado dos 30 min aos 10 000m e que apenas 2 tinham baixado dos 29 min na dita prova. Quase não queria acreditar, Portugal uma potência do fundo, terra de campeões como Lopes, Mamede, Castros, Pinto, com apenas dois atletas sub 29´ aos 10km… nem um abaixo dos 28´!

No dia seguinte perguntei ao Mouse quantos atletas achava ele, que neste ano tinham baixado de 30´aos 10km, ele que é um céptico quanto às proezas atléticas cá do burgo disse que pelo menos 20! Não contente telefonei ao meu amigo Pedro Monteiro (que com 21 anos correu os 10km em 29´20´´) e à mesma pergunta, respondeu-me: à volta de 60!!!

Hoje fui aos rankings da FPA e verifiquei que em 1998 houve 16 atletas abaixo dos 30´ (sinceramente pensava que eram mais, aposto que em 1988 foram), 8 abaixo dos 29´ e 3 abaixos dos 28´.

Dá que pensar… menos mal que nestes últimos 10 anos fomos ganhando medalhas e lugares cimeiros nos rankings mundiais da velocidade e de algumas disciplinas técnicas.

domingo, 16 de novembro de 2008

Boas,

Aqui fica o registo de uma semana azarada em termos de treino. Estava a apostar um fim de semana de treino forte e logo no sábado ao fim de 10 min de corrida... contractura no gémeo direito, pelo que lá se foi o fim de semana quanto a treino. No entanto, quer na quarta feira com 12x 1´rápido/1´lento, na passadeira, quer na sexta com 50´ com o meu amigo Laureano na zona da Expo relembrando tempos idos e grandes treinos “à moda antiga”, deixaram-me boas sensações.

Agora é esperar que o Compex faça o seu trabalho e voltar dar-lhe mal possa!

Segunda:
Terça: 55´cc
Quarta: 55´cc (passadeira)
Quinta:
Sexta: 50´cc
Sábado: 15´cc)
Domingo:

PS: Parabéns à eqipa Biotech Nutrition por mais um resultado arrasador em terras sadinas!

sábado, 15 de novembro de 2008

FNAC 10 anos

Boas,

Aqui fica a resposta a uma das questões que me atormentava desde os anos 90, o facto de o tio Herman (o José) dizer que os Clã eram o melhor grupo que havia em Portugal. A outra era o King ( o tio Eusébio) dizer que o Mostovoi era o melhor dos três russos que estavam no Benfica… o homem acabou por ir para o Celta de Vigo e foi o que se viu (OK, não vamos falar de coisas tristes. Vamos antes ter esperança… estás a ouvir Balboa!).

Então foi assim, ontem o meu irmão, melómano da família convidou-nos para irmos ao concerto dos 10 anos da FNAC, com os XUTOS como atractivo principal, pelo meio Rita Red Shoes e Deolinda pareciam interessantes, restavam os Peixe: avião e o Clã. Lá fomos os cotas e os putos, lugares sentados e aí vai disto: primeiro o som era uma m#*da. Quanto aos Peixe: avião não digo nada (não vi e principalmente não ouvi o suficiente para saber se gosto) quanto à Rita e aos Deolinda, estiveram bem. Vieram de seguida os Clã e o mistério desfez-se… são realmente muito bons… pelo menos ao vivo, principalmente a Manuela Azevedo com uma pica do caraças!

No final desta apresentação, tínhamos dois pré-teenagers inconscientes completamente rebentados a dormir ao colo, pelo que regressámos ao lar sem ver os XUTOS. Tivemos pena… mas fica para a próxima.

domingo, 9 de novembro de 2008

Duatlo Festibike

Boas,

Fim de semana de competição…. Perdão, “fisioterapia com dorsal”!

Na segunda semana após a maratona do Porto, voltei a dar alguma carga e para não abusar, em vez de um treino longo de corrida no fim de semana, um duatlo que sempre é uma coisa diferente e entre corrida e bicicleta sempre sai um treino de tempo de qualidade.

O percurso pareceu-me bom, o CNEMA tem condições óptimas para eventos desportivos. Foi o que esperava, bem … foi pior do que esperava… mas sem stresses! Depois de 4km descontraídos (14´41´´ - 48 da geral) seguiram-se 15km de BTT em 51´14´´ (96º tempo) para acabar com um km rápido e mais um em equipa ( 7´48´´ - 56º tempo) ajudando o Bri num “ALLgarve connection”, mas que me permitiu acabar com boas sensações e contente de lá ter ido (isto depois de quase ter decidido não participar, quando me disseram que quem se inscreveu na última semana tinha de pagar €22,5! Eu sei que isto é para quem quer… mas… não havia nexxxesssidadeee, meus amigos e nem o facto de poder ver/ouvir ao vivo o meu ídolo de infância a actuar faz com que esteja de acordo com esta tarifa de preços).

Bom, deu para ver que o BTTismo não é coisa para mim e que há que continuar a treinar para ver se aguento o Mouse (hoje foram só 10´ perdidos!) que para atleta abaixo de forma está fortissímo (bem o homem até conhece o Feijão!) e também o Bri que como quem não quer a coisa, ainda vai a Lisboa fazer uma surpresa. Parabéns aos dois pela prova e também pela companhia, é lógico que eu e o Bri saímos a ganhar, à conta do Mouse, também nós a esta hora sabemos quem é o Feijão!

Aqui fica o resumo da semana:
Segunda: 65´ cc
Terça: 10´rolos + 50´cc
Quarta: 75´cc
Quinta: 30´cc
Sexta: descanso
Sábado: descanso
Domingo: Duatlo Festibike (4k + 15k+ 2K) 1h14´

Bons treinos!

domingo, 2 de novembro de 2008

La semana después...

Semana de recuperação com descanso e algum exercício. Depois de dois a três dias com dores nas pernas, na quarta já pedalei sem problemas, mas para não abusar, esperei por sábado para voltar a correr 40´ vivos na altitude do CAR de Vale Moinhos, com uma temperatura agradavel de 6ºC (não é só a altitude, também temos um microclima que nos permite enrijecer à bruta).

Hoje foram duas horas e meia de BTT comum grupo da BTTejo que foi reconhecer parte do percurso da maratona da Festibike. Desta vez nem me deixei enganar, subida só a pé, vou mais rápido do que montado e também mais depressa! Depois fiz 20´de corrida contínua (CC) com o Mouse e o Junior e no final 4 rectas. Boas sensações... para quem já pensa na ... Maratona de Lisboa (7 DEZ).

Por ultimo, no próximo fim de semana vai haver a FESTIBIKE, com as ultimas novidades em bicletas e também um interessante workshop: "Treino E Nutrição no Ciclismo". Para saberem mais consultem blogue do Mouse
e inscrevam-se lá.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Reforço muscular

Numa altura em que os objectivos já escasseiam e que a temperatura é limitante, há que pensar no reforço muscular. Na maratona do Porto, senti que me falta resistência muscular, a nível abdominal e dorsal é melhor nem falar!... Assim decidi que este Inverno por muito que não me apeteça, tenho de trabalhar a parte muscular e vou optar pelos treinos em circuitos, que experimentei com o Noberman, num TAM (treino até à morte) que fizemos num sábado aqui há uns meses e que deixou boas sensações.

Aqui fica um vídeo que vai mais ou menos nessa onda!

One-Piece
Enviado por nico60390



Quem quiser saber mais sobre este ginásio tão particular, clique aqui

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

I´m yours.

Será que vale a pena a vidinha que levas?...



"...I've been spending way too long checking my tongue in the mirror
And bending over backwards just to try to see it clearer
But my breath fogged up the glass
And so I drew a new face and laughed
I guess what I'm be saying is there ain't no better reason
To rid yourself of vanity and just go with the seasons
It's what we aim to do
Our name is our virtue..."

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Batalha de almofadas!

O meu amigo Pedro Teixeira, em tempos conhecido como o queniano de Belas, informou-me desta iniciativa, que pelo seu cariz de "combíbio" aqui vos dou a conhecer, caros visitantes.

Está agendada para Sábado, dia 1 de Novembro às 17:00, na Alameda Afonso Henriques em Lisboa, uma batalha de almofadas que espelha as que se fazem em outras partes do mundo.

O campo de batalha será o relvado à frente da Fonte Luminosa. Toda a gente pode aparecer e participar desde que cumpra um conjunto de regras:

1- Fala do Pillow Fight Club

2- Traz a almofada dentro de um saco grande, ou de lixo.

3- A batalha começa às 17 em ponto, NÃO antes. Deves chegar um pouco antes, e vaguear pelo resto da Alameda. Só às 17:00 corres para o ponto designado e tiras a almofada do saco.

4- Se uma pessoa protestar, ou não tiver almofada, não podes lutar com ela.

5- É proibido lutar com outros objectos que não almofadas, introduzir coisas pesadas dentro das almofadas, ou usar violência.

6- São proibidas manifestações políticas ou ideológicas.

7- A batalha continua até acabar.

8- Quando acalmar, vê se há alguma almofada que não tenha sobrevivido. Faz-lhe um funeral no mar com honras de estado, ou pega nela e mete no lixo.

9- Se houver comunicação social presente, a resposta oficial a qualquer pergunta é "Vim agora do IKEA, fui lá comprar almofadas. Saí aqui na Alameda e de repente apanharam-me no meio disto."
(Podem substituir por Moviflor, Habitat, Casa das Sandes, o que quiserem. O importante é fingirem-se de despercebidos e não irem no jogo dos jornalistas.)

O ponto para onde deves ir quando forem 17:00 é a parte da frente do relvado, mesmo em frente à fonte. A batalha decorre apenas em cima do relvado.
Se trouxeres uma câmara e capturares imagens ou vídeo da batalha a decorrer, envia os links para este blog.

Traz uma t-shirt de uma cor primária (amarelo, vermelho, azul, verde). Se tiveres uma almofada extra, podes trazer; alguém de certeza se vai esquecer.


Participem e passem a informação.

domingo, 26 de outubro de 2008

Maratona: desporto de equipa

A mais solitária das disciplinas do atletismo, também pode ser um desporto de equipa, pelo menos ao nível dos populares. Se hoje cheguei ao fim da maratona do Porto, melhorando o meu recorde para menos de 3h30´ devo-o ao Mouse e o Bri .

Cinco da manhã e eis que estes “g`anda malucos” chegam à minha porta, para o primeiro desafio do dia, viagem até ao Porto, com uma notícia simpática logo aquela hora, o Leixões tinha dado três ao FCP! A viajem correu sem problemas, discutindo as mais modernas metodologias de treino (parte do Mouse) em comparação com o treino do tempo da outra senhora ( a minha parte) e rapidamente chegámos à Invicta, que nos aguardava com uns simpáticos 7ºC. Com este cenário não me restou mais alternativa do que fazer um aquecimento rápido já muito próximo da partida (de calças de ganga e casaco da quebramar!).

Dada a partida as sensações foram as melhores, pela primeira vez experimentei um destes adesivos que permitem respirar melhor e eu que tenho septo desviado, nunca na minha vida tinha respirado tão bem. Assim foi com um ritmo cardíaco baixíssimo que aos 5km, aos 10km e aos 15km ia com média de 4´25´´/km (o Mouse emprestou-me o seu Garmin e assim fui tendo um controlo total dos acontecimentos). Aos 20km a coisa continuava de maravilha, com as pernas um pouco carregadas mas com uma facilidade de caixa que me deixava bastante confiante. O problema veio dois ou três kms depois, com a minha rigidez muscular (chamemos-lhe assim à falta de resistência muscular e à propensão que eu tenho para contracturas) a passar factura, de tal forma que aos 25km decidi parar e hidratar-me convenientemente (isto apesar de ter bebido em todos os abastecimentos desde a partida e de aos 10km e cada 5km subsequentes ter ingerido um gel energético, 6 no total), digamos que foi o princípio do fim dai até aos 34km só pensava em desistir uma vez que de ir a 4´20´´- 4´40´´ /km já não baixava de 6´/km (o meu amigo Sandokan que aos 26km levava uns 2 ou três km de atraso, passou-me nesta altura, parecia um keniano), foi aqui que entraram em acção o Mouse e o Bri que andavam por ali a fazer um treinozito no meio do pelotão e me obrigaram a chegar à meta. Como disse no início, se acabei foi graças a eles, aliás se a organização quiser melhorar, o melhor é contrata-los aos dois, porque para além de mim conseguiram motivar grande parte do pelotão que se encontrava no seu raio de acção, bem como as gentes portistas, que poderam verificar que o Leixões é um clube com forte implantação no Ribatejo (pelo menos a ver por estes dois fervorosos adeptos, festejando a vitória da sua equipa ao longo deste troço).

Para completar a jornada, uma paragem na estação de serviço da Mealhada, para uma sandocha de leitão e um pastelito de Tentúgal (eu acrescentei uma queijada, por que ao fim e ao cabo fiz uns quantos kms a mais).

Para terminar, fica a marca, 3h29´12´´ e dizer que não fiquei convencido, tinha obrigação de fazer melhor, há que aumentar os kms semanais e o número de treinos longos (mais de 25km), que para esta prova não existiram… mas isso são outras contas!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

MURO da maratona!

Apesar da pinta este tipo sabe do que está a falar. POR ISSO SE VÃO FAZER UMA MARATONA PROXIMAMENTE, ESCUTEM ESTE TIPO!!!



... QUE A FORÇA ESTEJA CONVOSCO... E PASSEM O MURO!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

volume de treino

11 semanas, a 12ª é esta e já não conta, de treino duro… olhando para a minha folha de Excel onde registo os treinos, dá-me o seguinte volume de treino:
7,2km de natação
495km de ciclismo
499km de corrida
Com uma média de 6h10´/semana de treino.

Não é mau, mas também não é volume de maratonista (menos de 50km semanais de corrida!)… por isso... o meu próximo objectivo será provavelmente … os 101km de ronda!




Train hard!

semana 11- treino maratona Porto

Boas,

Aqui fica o resumo da última semana, que deu para fazer dois testes, o de 5ª feira onde tive boas sensações e o de sábado onde não foram tão boas, no entanto se entre hoje e amanhã não ficar de cama e assimilar bem os treinos do fim de semana, lá irei ao Porto com um objectivo de baixar as 3h 20´ (a fazer fé no treino de sábado, a coisa está mais para 3h30´!).

Bons treinos!

TREINO SEMANA 11

Segunda: 45´cc
Terça: 25´cc
Quarta: 60´cc
Quinta: 50´cc (15´+ 6x 3’ a 14,5km/h + 5´) passadeira
Sexta: 45´cc
Sábado: 85´(20´cc + 3x4km+ 5´cc)
Domingo: 5´cc + 160´BTT + 5´cc

sábado, 18 de outubro de 2008

tecnica de corrida

Sempre fui fã de fazer, no final do treino de corrida, 3-4 rectas intervaladas com uns quantos exercícos de tecnica de corrida. Hoje em dia, o tempo é pouco e a minha preocupação é mais economia de passada do que fluidez e amplitude. No entanto depois de ver este video, acho que vou experimentar alguns destes execícios.


Vejam e digam o que acham, sff.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Crise, sub prime: saiba as causas.

Entre o inglês falado e o castelhano escrito, saiba o porquê da crise.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Ironman Hawaii: a Meca do triatlo!

No passado domingo, decorreu na ilha de Kona mais uma edição do Ford Ironman world championship.

Aqui ficam algumas fotos de Lee Gruenfeld


Craig Alexander,1º lugar 8h17´45´´ - Pura fibra, fat free!


Alguém diz que estas pernas já têm 54 anos!


Estas senhoras, com bom aspecto são velhas conhecidas da organização, tendo ganho várias vezes os seus escalões nos últimos anos.

Bem, também gostavam de ser assim... treinem!!! Mas lembrem-se, que isso não dá saude nenhuma!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Um projecto a conhecer... e a apoiar!

Ice Care Project
Ice Care pretende mostrar ao mundo, em tempo real, os efeitos e consequências do aquecimento global. Foram escolhidos 5 glaciares que estão a ser dramaticamente afectados, com implicações para a sobrevivência das populações locais. Uma equipa de expedição irá alcançar os 5 glaciares de forma não poluente (bicicleta, kayak, etc.) e instalar instrumentos de medida que possam ser visualizados, em tempo real na televisão ou internet. Outra equipa irá estudar o impacto nas populações locais.

clique aqui para conhecer mais.

domingo, 12 de outubro de 2008

semana 10 -Maratona do Porto

Boas,

Este post deveria ser para dar a conhecer os meus treinos da semana mais importante em termos de preparação para a maratona do Porto, só que essa semana ficou reduzida a dois dias de treinos, uma vez que uma constipação me impediu de treinar estes dias.
A próxima semana que seria de aliviar o volume para carregar as baterias para o dia 26, terá de servir para pelo menos fazer dois treinos ( um de 2h de corrida continua e outro intervalado que ainda não sei se será 3x5km ou 10x 800m –já agora dêem-me a vossa opinião sobre qual optariam) que me permitam ir com confiança ao Porto, porque senão mais vale ficar em casa.

Semana 10

2ª M: 40´ natação T: 20´cc


5ª 20´cc em passadeira + banho turco

Sab.
Dom.

Bons treinos.

PS: Um abraço para o Mouse que hoje correndo os 25km do Alqueva, acabou por agravar a lesão que já tinha, pondo em risco a sua participação na maratona. Mas quem o conhece sabe que ele é capaz de recuperações à Benfica (dos anos 60, claro!). Boa sorte Mouse!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Anti-crise!

Contra a crise aconselha-se: RIR!!!



E usar protector solar!!!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Treino - semana 9 - Maratona Porto

Boas,

Aqui fica o resumo da semana, no que a desporto diz respeito. Foi uma semana de recuperação, tendo em conta o massacre da meia ao nível dos gémeos. A partir de 5ª feira já tentei treinar normalmente, mas na 6ª foi impossível (uma agenda complicadíssima!). No sábado fiz o treino da semana, em que o objectivo era correr 2 horas em ritmo descontraído, faltaram-me 5 minutos, mas foi bom na mesma (este ano quero chegar à maratona com pelo menos dois treinos à volta das 2 horas de corrida contínua ). No domingo foi relax para recuperar do treino do dia anterior.


TREINO SEMANA 9

Segunda: 25´natação
Terça: 60´ciclismo + 30´cc
Quarta: 40´natação
Quinta: 70´cc
Sexta:
Sábado: 115´cc
Domingo: 60´BTT (18km)


Bons treinos!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Qual deles terá feito melhor?

Aqui fica o primeiro inquérito do Rustman, qual terá sido a melhor performance?

Haile Grebrselassie (35 anos) 2h03´59´´ com um tempo de 14´29´´ entre o km 35 e 40!!
Percurso plano sem vento, temperatura entre 12 e 16ºC. Duas lebres de luxo.

Samuel Wanjiru (21 anos) 2h06´32´´ numa final olimpica, sem lebres, temperatura de 30ºC e 70% de humidade!






Enquanto não vem o Bekele, vamos deixar a coisa entre estes dois!!

Rafael Lopez: um exemplo!

Eu tive medo das subidas e do vento e não me inscrevi, ele não... e tentou.



Aqui fica o link para oum video que vale a pena ver!

http://www.plus.es/videos


Campeão nem sempre é o que chega primeiro à meta!

domingo, 28 de setembro de 2008

Treino semana 8

Para finalizar uma tarde de "postagens", aqui fica resumo da semana, com destaque para a meia maratona de Portugal e para um treino de recuperação na quarta feira de 19km (com os primeiros 7 a abrir!!!)... é assim treinar com o Mouse... alegria e boa disposição, se estava programado 45´ porque não fazer 1h40´?...

Como tinha os gémeos massacrados dos 15km de Benavente, a semana seria essencialmente de recuperação, assim que depois de quarta, foi relax total para tentar fazer o teste da meia, que contra todas as expectativas, até correu bem, com um tempo dentro do esperado (1h30´45´´), para quem se propõe fazer a Maratona do Porto em 3h15´.

Bons treinos.

TREINO SEMANA 8

Segunda: 50´BTT
Terça: 50´cc
Quarta: 100´ cc
Quinta: 35´natação
Sexta:
Sábado: 20´ BTT (com o júnior)
Domingo: 90´cc (Meia Maratona de Portugal)

Arriverdechi campeone!

Há quatro anos quando ouvi falar dele pela primeira vez, não fiquei muito contente... acabou por se sagrar campeão olímpico deixando em segundo o “nosso” Sérgio Paulinho. Depois disso tenho reparado mais nele, principalmente nos últimos dois campeonatos do mundo, que ganhou.



Este ano durante a Vuelta, vi vários dos seus ataques (sempre com classe) renderem-lhe duas etapas. Hoje era a sua despedida, sendo um dos grandes candidatos à vitória juntamente com o espanhol Freire, não ganhou... mas a forma como celebrou a vitória do seu companheiro Alessandro Ballan, fez-me pensar uma vez mais que os campeões são sempre campeões, mesmo quando não chegam em primeiro lugar à meta.

Arrieverdechi, Paolo Bettini!

Haile: The Greatest!

Enquanto eu corria a 4´20´´/Km em Lisboa na meia maratona, o pequeno etíope dava mais um recital na maratona de Berlim a 2´56´´/km, batendo o seu próprio recorde do mundo.


In Marca.com

Parabéns campeão!

O verdadeiro Sportsman

"Sportsman é tão somente o individuo de boa condição e cultura intelectual que exerce, com distinção e assiduidade, na qualidade de amador um ou mais ramos de sport (…) não pode ser interpretado convenientemente por indivíduos incultos e boçais, em que noções de bem e do belo não foram apuradas pelos agentes ampliadores do estudo, da prática e do conforto no convívio de sociedade seleccionada…" (Em Tiro e Sport de 31.03.1906).


.................... Mouse the true Sportsman .................

Pontual, preocupado em que nada falte aos outros na sua performance desportiva, aconselhando de forma pertinente... e ainda me ganhou dois almoços!!!

domingo, 21 de setembro de 2008

Treino - semana 7

Boas,

Esta semana teve algumas novidades, na sexta, finalmente uma ida à piscina para verificar que quanto a natação, estou completamente out (andava sem vontade de nadar e já há mais de dois meses que não punha o cortiço de molho!), no entanto ficou também provado que é o melhor cross-training para a corrida. Hoje uma prova para testar ritmos próximos dos 4´/km… só que fiz os primeiros 2km a 3´45´´ e ia desistindo ao 5ºkm de prova, mas a partir do 7º lá encontrei um ritmo cómodo (que julgo rondar os 4´10´´- 4´15´´ / km) que tentarei implementar no próximo teste (Meia Maratona de Portugal).

Hoje ficou claro que apesar de estar a treinar razoavelmente e com um ritmo “Mouse” enquanto tiver este peso (94kg para 181cm) não vale a pena sonhar em baixar das 3h à maratona, temos pena… mas ficamos pelas 3h 15´... e se calhar é demasiado optimista!

TREINO SEMANA 7

Segunda: 100´cc
Terça: 45´cc
Quarta: 20´ cc + 28´ (5 x 1Km) + 22´ cc
Quinta: 60´cc
Sexta: 40´cc natação
Sábado: 150´ BTT (45Km)
Domingo: 15´cc + 63´ (15km Benavente) + 20´ cc.

Há que saber enfrentar as adversidades com um sorriso nos lábios!

Bons treinos!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Treino - semana 6

Boas,

Aqui fica o resumo atlético da semana, que até ia bem até chegarmos ao fim de semana… no sábado não consegui fazer nada e as 2 horas que tinha programadas para domingo ficaram em 40´… para a próxima será melhor!

TREINO SEMANA 6

Segunda: 80´ ciclismo (36,5km)
Terça: 80´cc
Quarta: 20´ cc + 20´(10x 300m) + 20´cc
Quinta: 40´ cc
Sexta: golfe (18 buracos)
Sábado:
Domingo: 40´ cc


Bons treinos.

domingo, 14 de setembro de 2008

Um Gadget que dá sempre jeito...

Passando pelo sempre actualizadíssimo blog do pulmão, fiquei rendido a esta marca tão subvalorizada... mas sempre tão à mão!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Outro regresso ... esperado!!!


Outro homem que está de volta! Com um bocadinho de sorte ningem o quer... e ainda vem para o Benfica (mesmo gordo ainda marcava mais do qualquer dos que lá está, apesar do Mantorras ser o... MAIOR!)




Fotos: Gazzetta dello Sport

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Grande ponto!!!

Estive a blogar por aí e fui dar ao Blog do Bruno Nogueira (um gajo alto, magrinho, com a mania que tem piada), coisa simples e escorreita sem grandes finesses, mas com várias referências ao ténis e eu que até prefiro o Nadal, tive de me render ao vídeo do Federer que ele lá tinha: brutal!!!

Lance Armstrong - O regresso

O homem está de volta?!...

Existe o rumor que no próximo ano, Lance Armstrong estará de volta… para competir cinco provas: Amgen Tour of California, Paris-Nice, Tour de Georgia, Dauphiné Libéré e a volta a França!... pela Astana.

Este facto foi noticiado na Velo-News (artigo original)
e ainda que fontes da Astana tenham negado, fala-se que a revista Vanity Fair vai publicar proximamente uma matéria sobre este regresso.

Armstrong já pediu o reingresso no escalão de atletas retirados na Agencia Anti-doping Americana (algo que tem de ser feito obrigatoriamente pelo menos 6 meses antes que qualquer regresso à competição).

Enquanto isso não acontece, aqui fica um vídeo de uma prova onde ele ficou em 2º lugar (Leadville Trail 100) no mês passado e para verem que não sou só eu que não tenho pernas a subir… os campeões às vezes também não!



CLIQUE AQUI PARA VER O VIDEO DA PROVA

domingo, 7 de setembro de 2008

Treino - semana 5 Maratona Porto 2008

Boas,

Aqui fica o resumo de mais uma semanita de treino, com destaque para sábado em que dei um empeno ao cortiço, que ainda hoje não me consigo endireitar!

TREINO SEMANA 5

Segunda: M: 50´cc T: 30´cc
Terça: 80´cc
Quarta: 30´cc + 6 rectas
Quinta: 105´ ciclismo (40km)
Sexta: 50´cc
Sábado: 100´cc
Domingo: 40´cc + 4 rectas

Para terminar aqui fica mais um blog de alto gabarito: NOBERMAN

EUROBIKE


Este fim de semana decorreu a EUROBIKE e apesar de não perceber nada de bicicletas, a verdade é que dá gosto ver e pensar que se calhar um dia... ainda arranjo uma destas!



Obrigado ao Talin pela notícia.


Para verem mais bikes fantásticas cliquem aqui: GALERIA DE FOTOS

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Preparação Física geral

Início de época, tempo para melhorar a condição física geral. Para quem como eu não curte muito os pesos e máquinas, aqui fica alguns exemplos de exercícios que podem fazer para melhorar o vosso “trem superior”… :)




Bons treinos!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Treinos duros, provas fáceis!

Enquanto o meu amigo Mouse se dedica a dar conselhos sobre o treino e a recuperação deste… deixo aqui o melhor exemplo de treino para a maratona: This ain´t easy Baba!



Train hard!

domingo, 31 de agosto de 2008

TREINO MARATONA PORTO´08 semana4

Boas,

A banhos no Algarve, preparando-me para 15 dias de grande volume de treino (pelo menos 2 bolas de berlim por dia, na praia, aqui fica a minha semana de treinos, que parece fraquinha, mas os primeiros 3 dias depois do fim de semana anterior deram cabo de mim e conjuntamente com um anti-histamínico que tive de tomar, tive dois dias em que não houve força para nada.

Bons treinos!

TREINO SEMANA 4

Segunda: 50´cc
Terça: 60´cc
Quarta: 75´cc + 4 rectas
Quinta:
Sexta:
Sábado: 20´ cc
Domingo: 40´cc

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

domingo, 24 de agosto de 2008

Bom e Bonito... (Parte 2)


1,61m e 48kg... e por 1´07´´ afastou-nos da loucura total!!!

Treino - semana 3 - Maratona Porto

Boas,

Aqui fica o registro do treino semanal, com um fim de semana de alta intensidade (pelo menos para mim...)

TREINO SEMANA 3

Segunda: descanso
Terça: 70´cc+ 4 rectas
Quarta: M: 20´ + 4 rampas T: 25´cc + 4 rectas
Quinta: 45´ cc + 4 rectas
Sexta: 20´cc + 4 rectas + 5 rampas
Sábado: ciclismo ( 3h 55´ - 106km)
Domingo: 90´ cc

Bons treinos!

sábado, 23 de agosto de 2008

Bikes

Boas,

Depois de uma voltita de 106km, onde mais uma vez ficou demonstrado que eu e as biclas ainda não atinamos, deixo-vos aqui umas fotos de algumas bikes que a mim me faziam um jeitaço!!!
a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzvIiD0QAysKZGnx-Eul0t7QFGcBRsRuI7HOPZs4L5sUVJ28afm4ArH0T6zIxST9L679XXOBAdLS-ufS7am5VFfHfYzYV0Ch1sWJYfznRBfytPgLYOD4mVW1R17nDMoFjJ0leJApMCU1o/<-h/bici+indoor+brutal.jpg">
Esta foi retirada do blogue do JOSEF AJRAM e segundo ele, já deram com ela 300km/h em cima de rolos!!!


Esta dava-me mais jeito para aguentar o Mouse & Cª nas subidas das Caldas!


Abraços

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Volta e ... ciclistas!

Quanto à VOLTA, este era o ano em que tudo se conjugava, Cândido e SLB juntos, não tendo que torcer separadamente por um e por outro. No entanto uma Liberty fortíssima complicou as coisas e... fico a torcer pelo David Blanco, que me parece um tipo humilde e sofrido (hoje caíu mais uma vez).

Quanto a ciclistas deixo-vos aqui um exemplo do que é bom e bonito: Liz Hatch.


Abraços.



Desde já um obrigado ao Robert Mayoral.



quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Treino - semana 2 - Maratona Porto

Boas,

Tenho andado ocupado com isto dos Jogos, da volta... Mas aqui fica o registo dos treinos da semana passada.

TREINO SEMANA 2

Segunda: M: 20´ + 4 rampas T: 15´cc + 4 rectas
Terça: M: 20´ + 4 rampas T: 25´cc + 4 rectas
Quarta: 40´cc + musculação
Quinta: M: 20´ cc + 4 rampas T: 20´ cc + 4 rectas
Sexta: Circuito de força + 30´cc
Sábado: M: 40´cc + 15 km BTT T: 20km BTT
Domingo: 40´cc

Abraços.

PS: Parabens ao Nelson e um abraço forte à Naide.

sábado, 16 de agosto de 2008

XUTOS - ROCK IN RIO 2008 - PORTUGAL 1

Força!!!

Olympics - Celebrate Humanity - Corage

Barcelona 1992, meias finais dos 400m, Derek Redmond estava na sua melhor forma de sempre, era candidato a uma medalha e... depois de a dor abrandar, lembrou-se donde estava e chegou ao fim da sua corrida olímpica!

Um exemplo!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Treino da semana e coiso e tal...

Boas,

Finalmente após semanas de sorna, lá comecei a desenferrujar a máquina, pouca coisa, mas, passito a passito...

Aqui fica o registo da intensa actividade fisica:

Segunda: 15´ corrida contínua.
Terça: 45´ cc. + musculação
Quarta: 40´cc
Quinta: 15´cc
Sexta: 15´cc
Sábado: 20´cc
Domingo: descanso

quarta-feira, 23 de julho de 2008

sábado, 12 de julho de 2008

Conseguem correr mais rápido do que este?

Depois de uma semana a penicilina, já tenho um novo objectivo: correr tão rápido como este gajo!!!


sexta-feira, 11 de julho de 2008

Dara Torres story



Este é mais um exemplo de que a idade, às vezes não conta... Esta mulher com 41 anos já retirada há 7 anos voltou para ganhar os trials americanos nos 50 e 100m livres (entretanto abdicou da participação nos 100m para se concentrar nos 50). Para quem tem já tem 9 medalhas olimpicas, 4 de ouro (a primeira em Los Angeles 1984) e foi mãe há 16 meses, não está nada mal!...

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Lance Armstrong Alpe D'Huez 2001

Foi há sete anos!!!

O treino faz o atleta!

"Who says that (what are just three metters of snow?...)"

domingo, 6 de julho de 2008

Semana em revista

Boas,

Bem esta semana, apenas 30´de natação na terça feira e 20´corrida na sexta feira, em que deu para ver que as contracturas ainda cá estão (sim agora também me apareceu na perna direita). Para ajudar à festa, estou com uma amigdalite (também já velha conhecida) e para além do anti-inflamatório já estou a tomar antibiótico, pelo que o melhor é esquecer actividade fisica a sério nos próximos 15 dias... e com isto lá se vai a ultra maratona atlântica.

Bem , melhores dias virão, até lá... façam vocês desporto!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Sprint de Bevan Docherty

Quando eu for grande, também quero ser assim...

quarta-feira, 2 de julho de 2008

One - Johnny Cash

Is it getting better
Or do you feel the same
Will it make it easier on you now
You got someone to blame
You say...

One love
One life
When it's one need
In the night
One love
We get to share it
Leaves you baby if you
Don't care for it

Did I disappoint you
Or leave a bad taste in your mouth
You act like you never had love
And you want me to go without
Well it's...

Too late
Tonight
To drag the past out into the light
We're one, but we're not the same
We get to
Carry each other
Carry each other
One...

Have you come here for forgiveness
Have you come to raise the dead
Have you come here to play Jesus
To the lepers in your head

Did I ask too much
More than a lot
You gave me nothing
Now it's all I got
We're one
But we're not the same
Well we
Hurt each other
Then we do it again
You say
Love is a temple
Love a higher law
Love is a temple
Love the higher law
You ask me to enter
But then you make me crawl
And I can't be holding on
To what you got
When all you got is hurt

One love
One blood
One life
You got to do what you should
One life
With each other
Sisters
Brothers
One life
But we're not the same
We get to
Carry each other
Carry each other

One...life

One

terça-feira, 1 de julho de 2008

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Homem de Ferro 2008 - Abrantes - Resultado

4h53´13´´ foi o que demorou a fazer o homem de ferro 2008. Há que melhorar as transições, já que fui o que demorou mais tempo no somatório das duas!


classificação masculina

domingo, 29 de junho de 2008

Homem de Ferro 2008

Boas,

Este domingo lá fui a Abrantes fazer o meu terceiro triatlo, o Homem de Ferro 2008, na distância de Half Ironman (em teoria, porque na prática foram 81km para o ciclismo e 19km para a corrida!).

A prova correu bem até à corrida, na natação apostei na respiração unilateral e pelo menos achei que rendeu mais do que quando nado com respiração bilateral (nem squer sei se estes termos são correctos, mas fica a intenção…), como o cronometro deu o berro durante esta fase, fiquei sem saber o tempo, quer da natação quer da corrida. Quanto ao ciclismo correu melhor do que esperava, pois apesar de um troço com o alcatrão miserável e algumas ondulações que a mim nada me favorecem, deu para acabar com média de 30,8km/h (record pessoal)!

Comecei a corrida animado, a achar que apesar do calor era ali que ia fazer a diferença e subir na classificação, só que… logo na primeira de cinco voltas, numa das subidas, a minha “contractura de estimação” apareceu e depois de me agarrar ao gémeo esquerdo e pensar em desistir, lá fui a andar toda a subida e a coisa fez-se, mas sempre a um ritmo suave para tentar chegar ao fim ( é claro que esta primeira subida foi feita a andar em todas as voltas) o que consegui sem problemas de maior.

Como não havia (ou pelo menos eu não dei conta) cronómetro oficial não faço a mínima ideia do tempo que fiz, algures entre as 4h50´ e as 5h 10´.

Aqui fica o link para a página da organização, que diga-se de passagem me pareceu apesar da boa vontade deles e minha!... bastante “fraquinha"! Mas isto, tendo em conta que na minha experiência só constam 3 provas deste tipo.

Saudações desportivas e aqui fica o resumo da semana quanto a treinos.


Segunda: 50´natação
Terça: 20´ cc. + 10x 200m
Quarta: 45´natação
Quinta: 25´cc
Sexta: descanso
Sábado: descanso
Domingo: Homem de Ferro (1/2 ironman)

domingo, 22 de junho de 2008

Frank Schleck Falling!! vuelta suiza 2008

Este homem ia fugido e pensava ficar de amarelo, quando de repente não consegue fazer a curva... ele há dias!!!... Não lhe aconteceu nada de grave, porque havia um monticulo que o amparou... ele diz que foi o anjinho que a mãe lhe deu quando era pequeno e que ele traz sempre consigo!

Treinos da semana

Boas,

Esta semana acabou em baixa, estou sem força e sem vontade… espero que a seguir a uma semana em baixo, venha uma em alta e que culmine, com a prova no domingo.

Hoje depois do treino fui ao Cartaxo ver uma prova de Duatlo (grande exibição de Sérgio Silva) e preocupou-me o calor que se fazia sentir (há que ter cuidado com o esforço a horas pouco recomendáveis – 12h, 13h!). Impressionou-me o número de pessoas que estavam a assistir, locais, atletas mais jovens e pais e familiares de atletas, contribuindo para o abrilhantar da festa.

Houve também a oportunidade de ouvir e ver o David Vaz que era o speaker de serviço (é o comentador dos programas sobre triatlo que dão na 2), cujo blog sou fã (pulmão.blogspot).

Bom aqui ficam os treinos da semana.

Abraços

Segunda: 30´ natação
Terça: 70´cc
Quarta: 45´ natação.
Quinta: 75´ciclismo + 15´cc
Sexta: 30´cc
Sábado: descanso
Domingo: 2h30´ ciclismo + 15´cc

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Guns N' Roses - Patience

Já fomos!!!... Paciência!

Daqui a uns anos há mais.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

IRONCAT 2008 - MARC COSTA

Aqui fica o registo de um finisher do Ironcat 2008, com a particularidade de eu também aparecer montado na bike (sou o que aparece a beber água... se não fosse isso era de certeza a comer!!!).

PARABENS MARC.

domingo, 15 de junho de 2008

Feist - When I Was A Young Girl (Paris)

Para os que como eu, não foram à Aula Magna no passado dia 11 (na verdade, nessa altura nem sabia que a rapariga existia!), aqui fica uma "ganda malha".

Treino da semana - Homem de Ferro 2008

Boas,

Fim de uma semana com calor (se bem que hoje já choveu!) e com pouca vontade de treinar, no entanto, ontem fiz um bom treino de corrida, uma horinha a rasgar com o meu colega Nuno. Hoje, apesar de ontem ter ido a um jantar de anos e ter dado cabo de um jarro de sangria, lá fiz 2h30´de ciclismo com 10´ de corrida para treinar a “ transição”.

Aqui fica um resumo da semana, bons treinos.

Segunda: 35´ natação.
Terça: 120´ ciclismo + 20´cc.
Quarta: 50´cc.
Quinta: 30´natação
Sexta: 30´natação
Sábado: 60´cc.
Domingo: 2h 30´ciclismo (68Km / 27km/h) + 10´cc

domingo, 8 de junho de 2008

treinos da semana

Boas,

Aqui ficam os treinitos desta semana… coisa pouca, mas foi o que se conseguiu arranjar!

Destaque para a meu primeiro treino de judo, coisa suave… ser projectado meia dúzia de vezes pela minha mulher… e outras tantas imobilizado de tal forma que hoje ainda me dói o pescoço!

Segunda: 20´ cc
Terça: 50´natação
Quarta: 20´cc
Quinta: 15´cc
Sexta:
Sábado: treino de judo
Domingo: 120´ ciclismo

Bons treinos!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O melhor doping!

http://www.youtube.com/watch?v=4V_mda1jFcY#

Pois é, o Rustman foi ao Rock in Rio e apesar de já ter visto XUTOS não sei quantas vezes (inclusive na edição de 2006) é sempre bom verificar ao vivo, que apesar de velhos, eles ainda mexem… e de que maneira (desta vez com a particularidade de terem metido as 70000 pessoas presentes a dar apoio ao nossos atletas olímpicos)!!! Foi bom, principalmente para os miúdos da frente (fãs dos Tokio Hotel) para verem como é que era no tempo dos papás e dos tios!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Rod Stewart - Rock in Rio Lisboa 2008 LIVE - HQ

Está velho, mas mexe... FANTÁSTICO CONCERTO!

domingo, 1 de junho de 2008

Children See. Children Do.

Hoje é dia da criança. Aqui fica um video para reflectirmos!

sábado, 31 de maio de 2008

Homem de Ferro 2008 - Abrantes

Boas,

Acabei de me inscrever para o Half Ironman em Abrantes, dia 29 de Junho, não que estivesse nos meus planos, mas como ando a tentar convencer o meu amigo Nobre a fazer pelo menos um “Half “ e foi ele que me ligou há pouco a dizer que as inscrições baratas acabavam hoje à meia noite e que ele ia inscrever-se, eu achei que o mínimo que devia fazer era… acompanhá-lo!

Após duas semanas sem grandes vontades de fazer desporto, hoje fui dar uma voltita de bicicleta e já correu melhor… pelo que tenho um mês para voltar a treinar (sem grandes stresses!) para mais um desafio.

Com isto me despeço, deixando os treinos desta semana (amanhã vou ao Rock in Rio, por isso de desporto, népia!).

Segunda: 30´natação
Terça: 20´cc.
Quarta: 30´natação
Quinta: 30´natação
Sexta: 20´cc.
Sábado: 85´ciclismo

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Ironcat: os dias depois...

Boas,

Serve este post para dar conta dos poucos treinos que tenho feito e tentar arranjar laguns objectivos atléticos para os próximos meses, porque senão... imperiais, caracois, imperiais... e estou acima dos 100kg que é um instante!

Como o que eu gosto mesmo é de correr (ainda que agora não esteja em condições,uma vez que o meu tornozelo esquerdo está com o dobro do tamanho do direito, desde o dia do Ironcat), esta tarde/noite decidi que poderia ser interessante fazer uma maratona diferente: Ultramaratona Atlântica Melides- Tróia, que são só 43km, mas pela areia da praia (claro que é em Agosto, mês de praia e descanso…) e mais tarde em Novembro ou Dezembro correr uma maratona convencional, no Porto (onde estive o ano passado e gostei bastante) ou em Lisboa (que seria uma estreia).

Depois dos objectivos, aqui ficam os treinos?... da semana passada:

5ª feira: 50´ ciclismo
6ª feira: 30´ natação
Domingo: 50´ ciclismo

E é um luxo!

sábado, 24 de maio de 2008

Ironcat 2008 dix it

Boas,

De volta a casa depois de umas curtas férias em PortAventura onde fui dar adrenalina ao corpo, porque ácido láctico já tinha bastante!

Mas serve este post para tentar dar uma descrição do que foi o meu Ironman (depois de ler s “crónicas” de outros companheiros de jornada, nos seus blogues, senti-me “quase obrigado”).

A aventura começou na quinta feira, com uma viagenzita de 1200km, com chegada próximo da meia noite ao hotel, ao que se seguiu cama para recuperar do cansaço. Sexta começou logo com mudança de planos, em vez de uma volta de bicicleta para desentorpecer o esqueleto, luta livre na piscina interior do hotel com o meu filho, aí deu para ir conhecendo outros “desgraçados” com fado similar ao meu.

À tarde depois de um almoço no porto, fui ao briefing da organização levantar o dorsal e ouvir as instruções técnicas necessárias para o dia seguinte. De volta ao hotel, boas noticias, iria haver pequeno almoço especial para os participantes no IRONCAT, às 4h45´. Assim que jantei cedinho e quando eram 9 da noite já estava deitado sem stresses de maior.

Madrugada de sábado, preparar o equipamento necessário, mas primeiro o pequeno almoço, com o verdadeiro IRONMan de Guadalajara! Encontramo-nos no elevador e fomos conversando durante todo o pequeno almoço acerca da prova das expectativas de cada um e dos treinos que tinha-mos feito… O facto de ele estar tão nervoso teve em mim o efeito contrário e mantive-me surpreendentemente calmo. Voltei ao quarto e comecei a arranjar as coisas… equipamentos de ciclismo, corrida, fato de neopreno, barras energéticas, etc… A equipe técnica também acordou e quando eram 5h50´ dirigimo-nos para as boxes que abriam às 6h00´ (um pouco mais cedo do que eu tinha pensado, mas o Pablo convenceu-me que 1 hora passa num instante quando temos que deixar todo o equipamento a postos e ainda vestir o fato de neopreno). A verdade é que num abrir e fechar de olhos eram 7h00´e eu estava na partida a perguntar a mim mesmo como é que iriam ser as próximas horas.

Dada a partida, preparei-me para o pior (existem vários relatos que a natação nos Ironman é como estar dentro de uma máquina de lavar, com um programa longo, claro!), mas mais uma vez a história repetiu-se, o poder luso nas águas é tremendo e com o meu arcaboiço de porta aviões, não levei muita porrada, já o contrário… O percurso consistia em duas voltas a um rectângulo delimitado por 4 boias, em que os lados mais compridos tinham aproximadamente 700m e meus amigos aqui veio ao de cima a falta de experiência (para além do facto de não ter feito nenhum treino com o fato de neopreno este ano), porque nadar no mar às 7 da manhã com o céu enovoado em direcção a uma bóia colocada a 700m, não é fácil, pelo que na primeira volta zigue-zaguei imitando o Petit dos bons velhos tempos, ceifava pernas braços, tudo o que me aparecia à frente! Cada vez tentava concentrar-me na técnica de natação dava por mim em direcção a Marrocos, assim tive a sorte de reparar que o tipo com a touca 28 apesar de nadar mais lento que eu nunca descolava de mim porque repare-se: “ia a direito” assim que tive a minha primeira decisão acertada, esquecer as bóias e “apanhar o 28” (que era o autocarro que eu apanhava para a Pontinha nos meus tempos de Pãia – fica sempre bem um toque agrário numa crónica desportiva!) e foi assim que fiz a segunda volta sem grandes sobressaltos. Saí da água com 1h27´ (um pouco mais do que eu esperava, mas como já li noutros blogues, a própria organização reconheceu que devemos ter nadado todos mais de 4km em vez dos 3,8km) e dirigi-me para as boxes de forma a mudar de fato, só ao fim de algum tempo percebi que continuava molhado, porque estava a chover… porreiro… e eu que nunca tinha andado de bicicleta à chuva!!! Decidi que não ia ser este pequeno detalhe que ia meter medo a alguém que tem um DNA quase idêntico ao da Vanessa Fernandes (ambos somos do Benfica desde pequenitos!) e lá fui eu para o que mais medo me metia 180km em cima do selim. Como com tanta preparação de material, acabei por não levar um impermeável, decidi que para não arrefecer o melhor era “darle caña” e fiz as primeiras duas voltas (tínhamos de fazer 6 voltas de 30km) sempre acima de 30km/h o que para mim, cuja média nos treinos de 70-80km é de 27km/h, não augurava nada de bom lá mais para a frente… Nas seguintes 3 voltas, mantive o ritmo mas já com duas paragens para aliviar a bexiga (que após diagnostico médico , descobri que não aguenta mais do que 300ml) e só na última baixei o ritmo porque o vento ficou de uma maneira que já não consegui ir acima de 25km/h. Acabei com 184km e 6h30´ media de 29km/h (ou seja recorde pessoal de kms e velocidade média!), a organização dá-me um tempo de 6h52´ mas aqui incluindo o tempo nas duas transições. Durante este passeio, mandei abaixo 7 barras energéticas, 2 nougats e uns 3 litros de bebida isotónica, pelo que devo ter acabado com mais peso do que comecei!!!...

Depois de ter “untado as partes com vaselina” resolvi alongar um pouco antes de iniciar a corrida e verifiquei que não me conseguia dobrar, pelo que fui assim mesmo. Comecei muito bem, tão bem que resolvi tomar aquilo que julgo ter sido uma decisão acertada (a segunda do dia), de forma a conter o entusiasmo inicial, a cada dez minutos de corrida parava e caminhava 20segundos de forma a evitar problemas musculares. A maratona consistia em fazer 6 voltas num percurso de 7km, em que nos davam uma pulseira vermelha por cada volta, com excepção da última que era branca, por isso em vez de me preocupar com os kms, fui pensando nas voltas que me faltavam e nas pulseiritas que ia conseguindo. A partir da 4ª volta a coisa começou a complicar-se e já parava para andar 30-40´´ cada 5´de corrida. Mas com o apoio da família (para verem o ritmo, o meu filho de 4anos conseguia acompanhar-me durante troços de 150-200m) e da população lá consegui chegar ao fim em 4h02´ em grande estilo com o Francisco ao colo e ouvir o Speaker a dizer que “llegava a meta Pedro Sebastião y família”.

E foi assim o meu Ironman, contente de ter acabado, com um frio que não tinha explicação, mas mais “inteiro” do que julgava ser possível.

Moral da estória: … não há, porque esta é uma estória imoral! Mas aqui fica um conselho, não há nada que nos faça sentir mais vivos que pormo-nos à prova e não ter medo de tentar!

sábado, 17 de maio de 2008

De rustman a Ironman em pouco mais de 12horas

Boas,

Em primeiro lugar agradecimentos:

Obrigado Elsa e Francisco.

Obrigado Pais e mano.

Obrigado a todos os que acreditaram que eu era capaz de fazer um Ironman.

Obrigado a todos os que nao acreditavam que eu era capaz de fazer um Ironman.

Obrigado ao Dani (Ironmandream) cujo blog foi sempre a minha inspiraçao para ir mantendo o objectivo, semana após semana (suerte el proximo sabado en Lanzarote!)

Obrigado aos atletas, familiares e à populaçao de L´Ampolla pelos animos que me deram durante toda a prova.


Aqui ficam os resultados dos meus cronometros (que tenho de confirmar no site da organizaçao):

Nataçao (3,8km) 1h 27´
Ciclismo (180km) 6h10´
Corrida (42,2km) 4h10´

Falta o tempo gasto nas transiçoes e o tempo final que julgo foi próximo de 12h20´

Posteriormente farei um relato mais completo quando já esteja em Portugal, agora estoy de vacaciones...

Saludos desde L`Ampolla.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

L`Ampolla - Vila simpática

Boas,

Estamos à espera que nos deixem jantar, assim que aproveito a internet do Hotel para deixar este postzito.

Ontem chega-mos quase à meia noite, após 1200km de viagem, sempre animados pelo director tecnico (que também é o psicologo de serviço). Esta manha brinquei um pouco na piscina e à tarde fui levantar dorsal e ouvir as informacions tecnicas, tudo isto debaixo de uma carga de água fenomenal!!! Se amanha estiver assim, mais vale dedicar-me à pesca...

Amanha conto o resto...

Beijos a todos.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Treino - semana 19

Hello,

A poucos minutos de iniciar viagem, rumo a terras catalanas, deixo aqui este post com os meus ultimos treinos e algumas considerações sobre a prova.

A minha principal preocupação passa neste momento pela viagem que vai ser um pouco dura, são mais de 1100km (quase na totalidade por auto estrada e autovia) e um dos elementos da equipa técnica (que vai fazer 5 anos!) não está habituado a tareias destas, assim que vamos a ver como se aguentará…

Amanhã aproveitarei para descansar e vestir pela primeira vez o fato de neopreno e experimentar as águas do mediterrâneo.

Sábado será o dia da prova, assim que vou acordar cedo, porque há que estar na partida pelo menos às 6h30 (a saída é às 7h) e algumas horas depois (12-13) tentar passar a meta!

Bem, me largo… hasta luego!


TREINO SEMANA 19

Segunda: 30´ natação
Terça: 30´cc
Quarta: 35´ciclismo + 10´cc

domingo, 11 de maio de 2008

Treino - semana 18

Boas,

Fim de semana de triatlo, Campeonato Europeu em Lisboa, Vanessa campeã, João Silva e Anais Moniz de “prata” e duas medalhas nas estafetas.

Em relação a treinos, diminuição do volume, de forma a recuperar para o que aí vem… ainda que na terça feira tenha feito o maior treino de corrida até agora, 2 horitas de corrida, para ganhar alguma confiança. Por ultimo, uma boa surpresa no treino de hoje, 45km em hora e meia (média de 30km/h), nunca tinha andado tão depressa!

Bons treinos e aqui fica o resumo da semana,

TREINO SEMANA 17

Segunda: 35´ natação
Terça: 70´cc
Quarta: M: 55´natação
Quinta: 200´ciclismo + 30´cc.
Sexta: 40´natação
Sábado: 380´ciclismo + 10´cc.
Domingo: descanso

domingo, 4 de maio de 2008

Treino - semana 17

Boas,

Domingo de descanso, depois da canseira de ontem, o melhor hoje era recuperar de forma a assimilar o treino, assim que hoje nada de nada…

De resto a semana correu bem, de menos a mais, na sexta o treino de natação foi curto porque tive de dar a pista à … Vanessa Fernandes e Companhia…que estão em Estágio em Rio Maior, a ultimar a preparação para o Europeu de Triatlo (já agora quem poder ir ao Parque da Nações no sábado apoiar os “tugas”, não vai dar o tempo por mal empregue!).

Bem para terminar foi uma boa semana em termos de treino, já só queria fazer um treino de 2 horas de corrida com boas sensações, durante a próxima semana, para começar a descansar…

TREINO SEMANA 17

Segunda: 35´ natação
Terça: 70´cc
Quarta: M: 55´natação
Quinta: 200´ciclismo + 30´cc.
Sexta: 40´natação
Sábado: 380´ciclismo + 10´cc.
Domingo: descanso